Por Lúcio Castellano
Quinta data mais importante para o varejo em volume de vendas e segunda para as empresas especializadas na comercialização de brinquedos, o Dia das Crianças [12 de outubro] deve impulsionar o comércio de artigos voltados para o público mirim. A comemoração é uma grande chance para chamar a atenção da criançada e incrementar as vendas, já que poucos pais resistem aos apelos dos pequenos.
O comércio lojista uberabense está otimista com as vendas para o Dia das Crianças - uma das maiores datas comemorativas dentro do calendário comercial da cidade - e espera um crescimento de 6% superior ao do ano passado. É a expectiva do presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, ao destacar que a data traz movimento maior de vendas para os ramos de brinquedos, roupas, calçados, eletroeletrônicos, entre outros.
"Todo comércio aproveita bem o Dia das Crianças", observou o dirigente lojista. Por isso, o ambiente no comércio é de otimismo. Os lojistas esperam um movimento melhor do que em 2011. "As vendas serão um termômetro para o Natal", diz.
Fúlvio diz que os lojistas continuam inovando bastante este ano, destacando-se ainda as promoções, a diversificação de planos de pagamento e crédito mais fácil.
Apostando nas boas vendas, os comerciantes já estão com seus estoques e, como estratégia para atrair os consumidores de Uberaba e toda região, investem em promoção, propaganda, na decoração da loja e vitrine, no lançamento de produtos, entre outras ações.
Como surgiu a data
Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o Dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil. (Fonte: Wikipedia)