Por Lúcio Castellano
Ao comerciário que trabalhar nesse feriado é dada uma gratificação e mais um dia de folga extra a ser gozada em até 60 dias
Gasto médio previsto com presentes para o Dia das Crianças será de R$ 90 a R$ 95, estima o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas). Ao destacar tratar-se da grande festa comemorativa antes do Natal, Angelo Crema observa que o Dia das Crianças não deve passar despercebido. Mesmo em meio a um cenário econômico desafiador, com alto índice de desemprego e renda achatada, 73% dos consumidores devem ir às compras este ano, conforme pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais.
Crema mantém expectativa de crescimento das vendas da ordem de 6%, em relação ao ano passado. Assinala que as lojas específicas para a comemoração estão com vitrines temáticas, estoques suficientes para atender a demanda e publicidade na mídia impressa e eletrônica. E conclama os consumidores uberabenses e da região: “Vamos comemorar e fazer a alegria das crianças”.
O dirigente lojista, em seguida, enaltgece a iniciativa do Sindicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberaba pela formalização de acordo que permite a abertura do comércio de rua local, sábado, feriado nacional religioso, em horário especial, pela manhã e início da tarde. “É forma de que todos possam fazer compras com tranquilidade”, diz Crema.
Vale lembrar que o comerciante que abrir seu estabelecimento irá pagar uma gratificação de R$ 49,58 em jornada de 06 horas e R$ 66,10 para jornada superior a 06 horas limitada a 08 horas. Além disto, assegura-se uma folga extra para ser gozada em até 60 dias.
No geral, de acordo com o levantamento CNDL/SPC Brasil, os consumidores vão adquirir cerca de dois presentes. Quanto aos produtos mais procurados no Dia das Crianças estão as bonecas e os bonecos (45%), as roupas e os calçados (33%), os jogos de tabuleiro (26%), além dos carrinhos e aviões de brinquedo (18%).
“Os dados de intenção de compra servem de termômetro para o fim de ano, ao trazer as primeiras impressões do que deve acontecer no Natal, principalmente em um momento em que muitos brasileiros estão sentindo os efeitos de um mercado de trabalho retraído e de uma economia que tem demorado a engrenar”, analisa o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.