Por Lúcio Castellano
Vem aí o Dia das Crianças (12 de outubro), uma das principais datas do varejo. Com ticket médio esperado acima de R$ 100,00, a comemoração será movimentada por compradores de uma faixa ampliada, se comparado a anos anteriores, ou seja, pessoas que estão presenteando não somente seus filhos, pois há casos em que são lembrados netos, sobrinhos, afilhados e até irmãos. A CDL Uberaba projeta um crescimento da ordem de 4% a 5% no volume de vendas esse ano em relação ao ano passado.
“O Dia das Crianças é a última data sazonal do ano, antes do Natal, muito importante para o comércio e que tem crescido de forma expressiva nos últimos anos”, diz o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas). De acordo com Fúlvio Ferreira, os brinquedos deverão ser os mais procurados, seguidos pelas roupas e confecções. Os calçados terão boa saída. A lista incluiu, ainda, jogos eletrônicos, celulares e os smartphones. “Tudo de acordo com a idade da criança”, pondera o dirigente lojista.
Junto com a data comemorativa, muitas escolas promovem a “semana do saco cheio”, que incentiva as viagens, passeios a shopping-centers e visita a locais turísticos. Essa movimentação, conforme Fúlvio, traz movimento positivo aos setores do comércio e prestação de serviços.
O presidente da CDL Uberaba reforça a sugestão para que o lojista divulgue a data, com investimento em publicidade na mídia impressa e eletrônica. A entidade, em todas as datas comemorativas, distribui para os associados cartazes alusivos às comemorações sazonais. “Agora, para o Dia das Crianças, utilizamos a imagem de uma criança muito especial, para consagrar que o que vale é o amor”, finaliza Fúlvio.