Por Lúcio Castellano
O Dia das Mães, que transcorre no próximo domingo, movimenta o comércio de Uberaba. Em alguns setores, as vendas podem duplicar, confirmando que a data é uma das mais importantes dentro do calendário de eventos do País. Nesta sexta-feira, como quinto dia útil do mês, dia de pagamento para a maioria dos consumidores, a circulação de pessoas foi intensa nos principais corredores comerciais da cidade.
Neste sábado, o comércio de rua pode funcionar até 18h. Acordo neste sentido está formalizado na convenção coletiva de trabalho ajustada entre os sindicatos do Comércio Varejista e dos Empregados no Comércio de Uberaba. Linhas do transporte coletivo urbano terão esquema especial para atender os consumidores.
Desde que foi oficializado em 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas, o dia vem se constituindo em uma das comemorações mais significativas do ano. É o momento em que os filhos fazem suas homenagens que, geralmente, vêm acompanhadas de um presente. E a ocasião é propícia para o comércio incrementar as vendas. O presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, destaca que os negócios nesta época só perdem para o Natal. "Este ano não será diferente", disse.
A CDL Uberaba, de acordo com Fúlvio, aposta em um crescimento médio de 10% nas vendas em relação a 2010. Mas há setores que chegam a duplicar os negócios nesse período.
SAIBA MAIS - O Dia da Mãe, ou Dia das Mães, remonta ao início do século 17, na Inglaterra. O quarto domingo da Quaresma era dedicado às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães, no chamado Mothering Day. Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe. No entanto, a comemoração só começou a partir de 1914, sempre no dia 9 de maio. No Brasil, por decreto do ex-presidente Getúlio Vargas, assinado em 1932, a comemoração é no segundo domingo de maio. Desde 1947, a data faz parte também do calendário oficial da Igreja Católica.