Por Lúcio Castellano

16 de julho Dia do Comerciante

Presidente da CDL Uberaba, Angelo Crema fala de desafios e presta homenagem ao ex-presidente e conselheiro Daniel Fabre


“O Dia do Comerciante é uma grande e importante data”, diz o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Angelo Crema, ao falar sobre a comemoração que ocorre nesta sexta-feira (16). Aliás, é antiga a escolha para homenagear e comemorar a data. Ela foi decretada no dia 26 de outubro de 1953, pelo presidente do Senado Federal, João Café Filho.

Para marcar a data, foi homenageado esta semana o ex-presidente e conselheiro Daniel Fabre, por sugestão do conselheiro Fúlvio Ferreira, com a colocação de um quadro para registrar, também, o primeiro ano de falecimento do ex-presidente e conselheiro Daniel Fabre, ocorrido no mesmo16 de julho do ano passado.

Daniel Fabre figura na ata dos 50 fundadores da entidade que completou 41 anos, em 10 de junho. “Nós colocamos num quadro o chapéu que ele usava “, diz o presidente. O chapéu foi cedido pela sua família ao conselheiro Fúlvio que, por sua vez, repassou para a CDL prestar a homenagem e que, agora, está exposto ao lado da Galeria Presidencial [instalada no 1º andar da sede] com as fotos dos ex-presidentes da Casa.

Para Crema, os comerciantes são “autênticos vencedores guerreiros”, ou seja, desenvolvem uma batalha diária para fazer com que seus negócios possam sobreviver num País de “tantos encargos”.

A profissão de comerciante é, talvez, a mais antiga da história, mesmo antes da proliferação do sistema capitalista, o comércio já vinha se destacando no mundo inteiro.

Dos mascates aos pequenos e médios comerciantes, e destes aos grandes conglomerados econômicos, a história do comércio está intimamente ligada à atuação do comerciante, administrando os estabelecimentos. Desta maneira, milhares de pessoas, físicas ou jurídicas, veem-se envolvidas, diariamente, direta ou indiretamente, em transações mercantis.

PRESIDENTE ANGELO APRECIA A FOTO DE DANIEL FABRE

“Feliz dia dos comerciantes, meus queridos colegas”, enfatiza Crema, para quem, a CDL está sempre atenta às demandas dos comerciantes uberabenses junto aos poderes constituídos. Com o Governo Municipal, por exemplo, as definições em torno do cumprimento das normas nesse período de pandemia da Covid-19. Os protocolos sanitários são seguidos e, por isso, as lojas da cidade estão abertas. “Assim, vamos conseguir chegar ao fim dessa crise”, disse ele.

E, por fim, Crema reforça: “A CDL Uberaba parabeniza todos os comerciantes pela passagem do seu dia. Que o crescimento, sucesso e a realização de sonhos sejam o resultado do seu significante trabalho!”



Gostou? Compartilhe nas redes sociais.