Por Lúcio Castellano
O Dia dos Namorados está se aproximando e junto com ele a expectativa dos lojistas de Uberaba. Para alguns segmentos é a segunda melhor comemoração depois do Natal. O 12 de junho cairá numa terça-feira. A CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), de acordo com o presidente Fúlvio Ferreira, desde o início do ano tem realizado cursos e treinamentos para capacitar os vendedores. Acredita que o tíquete médio dos presentes ficará em torno de R$ 120. “É uma boa notícia para o varejo”, ressalta o dirigente lojista, ao acrescentar que a comemoração pode ser uma boa oportunidade para alavancar as vendas.
Os empresários mais confiantes são, entre outros, dos segmentos de vestuário, calçados, cosméticos, perfumarias e óticas, bem como estabelecimentos da área de serviços. A lista dos principais presentes pelos quais os consumidores devem optar inclui: roupas, calçados, relógios, jóias, bijuterias, bolsas e acessórios, óculos, perfumes, cosméticos, eletrodomésticos, eletrônicos, flores, bombons, roupa íntima, lingerie, livros, artigos esportivos etc...
Fúlvio sugere que sejam oferecidas aos consumidores promoções, além da divulgação via mídia impressa e eletrônica dos produtos como estratégias para o lojista vender mais. Também figuram como recomendações do dirigente lojista: decoração da loja, atendimento qualificado, oferta de produtos diferenciados, flexibilidade, facilidade de pagamento, qualidade e mix de produtos.
A data já nasceu comercial. No Brasil, mais especificamente em 1948, a antiga rede de lojas Clipper observou que o mês de junho trazia uma queda nas vendas, por conta da falta de uma data comemorativa. Para resolver esse problema, contratou o publicitário João Dória, que trouxe uma reformulação do Valentine’s Day e escolheu o dia 12 de junho para a comemoração, um dia antes do dia do “santo casamenteiro”, Santo Antônio. E a ideia deu muito certo. Até hoje, existem ramos comerciais que consideram a data a segunda melhor oportunidade de vendas, depois do Natal. Reflete as trocas de presentes, simboliza o amor, então traz um aumento considerável nas vendas. Quase todos os casais, hoje, trocam presentes.