O comércio lojista da cidade de Uberaba espera vender mais de 4% a 6% no Dia dos Namorados (12 de junho), em relação ao ano passado, ao observar que depois do Natal e do Dia das Mães é a maior data comemorativa do setor. É a expectativa do presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fulvio Ferreira. para quem o tíquete médio previsto é de R$ 160. Ele ressalta gestões do presidente do Sindicomércio Uberaba, Marcelo Carneiro Árabe, com o fechamento de acordo com o Sindicato dos Empregados no Comércio, com antecedência, para que o comércio de rua possa funcionar na véspera (sábado, 11 de junho), em horário especial de 9h às 19h.
“Nós acreditamos que o comércio seja um pouco melhor que foi o ano passado. Seria um cresciumento muito positivo, face ao momento pelo qual estamos passando. Mas é importante lembrar que alguns segmentos vão vender mais para o dia comemorativo dos namorados”, diz o dirigente lojista.
Relógios, camisas, calçados, bolsas e acessórios, jóias e bijuterias, perfumes, lingerie, eletroeletrônicos, produtos de beleza e flores devem ser os produtos mais vendidos no Dia dos Namorados. “São acessórios que mexem com a vaidade”, observa Fulvio. Figuram ainda como mais procurados jantares, chocolates e flores. Os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido do cartão de débito, cheque parcelado, a prazo (crediário) e dinheiro.
Promoções e divulgação na mídia
Para estimular os consumidores, os lojistas lançam uma série de ações, entre elas promoção, facilidades de pagamento e desconto no total das compras. Fulvio acentua: “O momento é, realmente, de promover o negócio para atrair o cliente. É inegável que estamos passando por momentos de grandes dificuldades, porém, cabe a criatividade de cada lojista para que mostre ao seu cliente que vale a pena comprar em seu estabelecimento”.
A CDL tem incentivado seus associados a fazer uma divulgação específica de suas empresas, em seus próprios canais, bem como nos veículos de comunicação: rádio, jornal e televisão. Este ano, o cartaz alusivo ao Dia dos Namorados, já distribuído pela entidade, traz como mensagem incentivadora para todos namorados e namoradas presenteiem nessa data e que é de extrema importância para o comércio. “O grande mote da campanha que vai de agora até o final do ano é: ‘Aqui eu moro, aqui eu compro!’. Ou seja, você que reside em Uberaba pode contribuir ainda mais com a cidade ao comprar no nosso comércio”, expõe Fulvio.
O presidente da CDL, de outra parte, lembra que o Dia das Mães teve uma movimentação “muito pontual”, na semana que antecedeu à comemoração da data, em maio. Já o Dia dos Namorados, segundo Fulvio, é um pouco mais pulverizado. “Nós já estamos registrando muitas lojas vendendo mais, consultando mais o SPC, com mais clientes nas lojas pesquisando e efetuando compras antecipadas. Isso mostra que o Dia dos Namorados acontece com muito mais prazo. É fundamental que as lojas já estejam enfeitadas e com divulgação na mídia, além de equipes preparadas para atender da melhor maneira possível todo cliente”, finaliza.