(*) Fulvio Ferreira

Segundo os dicionários professor é "indivíduo que ensina uma ciência, uma atividade".

A etimologia nos ensina que professor tem origem no Latim, vem de PROFESSUS que significa “pessoa que declara em público” ou “aquele que afirmou publicamente”. Esta palavra, por sua vez, é derivada do verbo PROFITARE que significa “afirmar/declarar publicamente” e é composto de PRO, “à frente” e FATERI, “reconhecer”. Esta expressão era usada para as pessoas que se declaravam aptas a exercer alguma função, nesta situação é ensinar.

É comum o professor ser chamado de educador, mestre e docente.

Educador é aquele que é responsável pela educação.

Docente é aquele que ensina, relativo à ensino ou professor.

Para o exercer a profissão de professor, isto é, para poder professar conhecimentos o profissional recebe treinamento para este fim. Em que pese muitos profissionais terem capacitação específica para determinada profissão a habilidade de ensinar também lhe é peculiar.

Porém vale destacar, e com não menos importância, que o exercício da profissão de professor se assemelha a um sacerdócio. É a nobre missão de ensinar. Muito mais que a base para outras disciplinas ou muito mais que o conhencimento técnico sobre determinado assunto o professor consegue, na maioria das vezes, abrir horizontes!

Isto é, consegue mostrar ao aluno o quanto ele pode ir longe. E, se não parar de estudar, seu limite não tem fim. A produção de conhecimento, a geração do saber é ilimitada. Talvez seja a razão pela qual os países desenvolvidos deem tanto valor ao professor e à educação como um todo.

Do meu tempo de colégio tenho o prazer de reencontrar, ainda que esporadicamente, com vários professores. E é muito bom ver que eles vibram com o sucesso dos alunos. Isto é a demonstração inequívoca de que o exercício de ensinar vai muito além de uma profissão; para a maioria, ser professor significa mostrar o caminho, iluminar, inspirar e incentivar o crescimento cultural, ético e profissional!

O único imperador brasileiro, homem sábio e digno, um dos cinco melhores governantes do seu tempo, Dom Pedro II, disse:: “Se não fosse imperador desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.”

A todos os professores, docentes na mais pura acepção da palavra, educadores por vocação e opção e verdadeiros Professores o meu reconhecimento, a minha gratidão e o meu

Muito Obrigado!

Fulvio Ferreira - ex-presidente da CDL Uberaba e vice-presidente da Federação das CDLs de Minas Gerais 

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.