Se o seu tráfego ainda não gera as vendas de que você precisa, temos que pensar em atrair mais Clientes para o nosso negócio:Comunicar da loja para fora
Trabalhar bem a loja sempre causa grande impacto em nossos Clientes habituais e nos candidatos a Clientes que estiverem passando pelo shopping ou pelo nosso ponto. Só que em épocas de vacas magras isto não é suficiente.
Se o seu tráfego ainda não gera as vendas de que você precisa, temos que pensar em atrair mais Clientes para o nosso negócio: Comunicar da loja para fora. Atrair Clientes pode custar caro.
Se não estivermos muito focados em quais Clientes queremos atrair e quais não queremos, podemos incorrer no risco de investir em mídias dispersas demais e jogar dinheiro pela janela. Retorno sobre o investimento? Só planejando muito.
Diretrizes de comunicação de loja – Antes de qualquer coisa, para que possamos começar a pensar em veicular qualquer coisa, temos que elaborar nossas diretrizes de comunicação: que histórias temos para contar para nossos Clientes (se a história for fraca de que adianta fazer mídia?) e com que linguagem e “cara” queremos contar.
As histórias podem ser novos lançamentos, novos serviços, novas garantias. Sempre devem conter novidades a ponto de merecer que alguém a ouça.
Se a maior novidade que você tem para contar é: “jeans a x reais”, use melhor o seu dinheiro, baixe mais o preço e faça um cartaz do tamanho da sua vitrine que vai ficar mais barato.
A linguagem e a “cara” podem ir de muito formal a informal, mas têm que ser absolutamente coerentes com o que seu negócio é.
E lembre-se de que muitas vezes nós nos enjoamos de determinada linha de comunicação antes que ela tenha se fixado na cabeça e no coração dos Clientes.. Se você tem diretrizes claras de comunicação, fica mais fácil pedir ajuda e planejar.
Os meios convencionais – É sempre mais imediato pensar nos meios convencionais quando se quer veicular: rádio, outdoor, tv e jornal. Mas basta prestar atenção nos outdoors de moda que estão expostos pela cidade para perceber o quão difícil é comunicar diferenciais reais através deles. Os anúncios da grife A, B e C só têm de diferente a grife.
A foto, as cores, o clima são quase sempre os mesmos. Então qual retorno tais outdoors vão trazer? Os anúncios de jornal e rádio são muito eficazes quando bem programados. Dos melhores retornos quando bem programados.
Televisão? Só se você estiver em áreas onde a veiculação seja muito barata. Em qualquer caso peça ajuda. Uma agência pequena, para quem o seu negócio seja importante, pode ser uma boa solução inicial.
Meio que dá retorno – Internet? Também depende do seu posicionamento e dos seu Cliente foco. Nenhuma mídia se compara à assessoria de imprensa quando medimos alguns indicadores: credibilidade, retorno de investimento, possibilidade de se fazer um trabalho contínuo.
A veiculação da sua marca através dos meios editoriais faz de você algo diferente e intrigante na cabeça do seu Cliente e dos Clientes potenciais do seu negócio.
Mas não dá para achar que os jornais e a mídia em geral, vão querer anunciar o que você faz sem que você faça coisas diferentes. Inovação gera notícia. Fazer o que todo mundo faz não vai gerar nenhuma linha em lugar nenhum.
Fonte: Negócio do Varejo