Por Lúcio Castellano
O prefeito de Uberaba, Paulo Piau (PMDB), juntamente com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, recebeu membros da diretoria da CDL Uberaba na manhã desta terça-feira, 26, que esteve na Prefeitura para colocar-se à disposição dele para, junto com a administração municipal, buscar melhorias para o comércio local e desenvolver parcerias ao longo da atual gestão.
O grupo, liderado pelo presidente Miguel Faria, contou, ainda, com as presenças dos vice-presidentes Orlando Geraldo da Silva e Fernando Xavier; do diretor Matusalém Alves; do presidente do Conselho Superior, Daniel Fabre, e do gerente Executivo da entidade, Iovaldo Basílio.
Durante a visita de cortesia, os dirigentes da CDL Uberaba falaram sobre a importância da revitalização do Centro da cidade, bem como dos prejuízos gerados ao comércio formalizado pela permanência de ambulantes no Calçadão da Artur Machado e em outros corredores comerciais. Defenderam, ainda, a execução de um projeto de decoração natalina, à altura de Uberaba, que seria desenvolvido a partir deste ano, com a efetiva participação da Prefeitura e do segmento comercial. Enfatizaram tratar-se de um investimento com retorno garantido ao município.
Também informaram sobre o andamento das obras do Centro de Convenções CDL Hall, em área doada pela Prefeitura, na Univerdecidade. A CDL prevê investir cerca de R$ 10 milhões no empreendimento, com capacidade para abrigar até 8 mil pessoas, em eventos simultâneos. E, ainda, abordaram a reivindicação apresentada durante a campanha eleitoral do ano passado, quando a CDL formulou aos candidatos, a proposta de se criar a Secretaria Municipal da Micro e Pequena Empresa.
O prefeito Paulo Piau recebeu, em mãos, convite para a solenidade de posse da Diretoria da CDL, dia 15 de março. E, ainda, dois brindes, uma bolsa para acondicionamento de material esportivo e uma réplica da Nau Fenícia, símbolo do movimento lojista.
Piau salientou a importância do envolvimento das entidades nas decisões que dizem respeito à comunidade e disse que a administração municipal será parceira em tudo que for possível. Sobre os pontos apresentados, o Chefe do Executivo uberabense disse que solicitará uma análise quanto ao funcionamento do Centro Popular de Compras e, ainda, avaliar a possibilidade de se implantar um segundo camelódromo. Deixou clara posição favorável à execução de um projeto que revitalize área comercial central da cidade, incluindo o Calçadão. E, quanto à Secretaria da Micro e Pequena Empresa, o prefeito disse ter cerca de dez sugestões de criação de novas secretárias. Anunciou que a Fundação Getúlio Vargas apresentará, brevemente, um trabalho voltado para a modernização da estrutura organizacional da Prefeitura de Uberaba, quando aí, sim, poderá tomar uma posição.