Por Lúcio Castellano
Através do Movimento “Juntos por Uberaba”, ação consiste em doar materiais utilizados pelos profissionais de saúde mobilizados. Presidente da CDL, Angelo Crema é um dos empreendedores que idealizaram a iniciativa

Foi lançado por empresários uberabenses o Movimento da Sociedade Civil Organizada “Juntos por Uberaba”, com a finalidade de conseguir máscaras, álcool em gel, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual); materiais de limpeza e higiene, bem como apoio com insumos para impressoras 3D que estão imprimindo peças para respiradores e EPIs, tais como viseiras.
Este grupo foi criado pela Sociedade Civil Organizada, liderada neste momento por empresários locais, e que já conta com mais de 70 participantes. O chamamento é: “Vamos juntos minimizar os impactos de saúde e econômicos que o Covid-19 trará para a nossa cidade”.
O movimento é organizado por empresários uberabenses. A logística é feita pela Prefeitura de Uberaba. Ou seja, as doações serão feitas à PMU que, através das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, fará distribuição dos donativos recebidos.
De acordo com o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Angelo Crema, semana passada, o prefeito Paulo Piau, baixou, em decreto, a instituição do Comitê Técnico e Científico de Combate ao Covid-19, na cidade de Uberaba, do qual o dirigente lojista é membro como representante da entidade.
A partir do que sido colocado no Ccomitê, ainda segundo Crema, a CDL e a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba) decidiram conclamar empresários para essa missão especial em apoio aos órgãos de saúde e seus profissionais. No sábado (21), foi criada a frente integrada por empreendedores que ajudam os “nossos guerreiros” que são os profissionais da saúde, lotados em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), que precisam de EPI’s (tocas, máscaras, luvas, aventais e jalecos) que precisam ser repostos com grande frequência.
Como o fornecimento desses materiais pelas empresas fornecedoras está difícil, o movimento pede que sejam doados tecidos e mão-de-obra para confecção das peças necessárias de uso permanente dos agentes de saúde e demais categorias mobilizadas.
“Agora, em boa hora, foi publicada no Diário Oficial da União, a Resolução 356, datada de 23 de março de 2020, que pode ser acessada no site www.cdluberaba.com.br A matéria flexibiliza a produção de EPI’s para essas frentes solidárias de trabalho”, observa Crema. “A população também pode participar desse trabalho, bastando acessar nas redes sociais a #juntosporuberaba e ver como pode colaborar”, diz.
Serviço
Movimento da Sociedade Civil Organizada “Juntos Por Uberaba” - @juntosporuberaba.
Local de entrega das doações: Centro de Distribuição da Prefeitura de Uberaba
Endeereço: Av. Francisco Podboy, nº 400, galpão 2, Distrito Industrial I
Fone (34) 3321-5234, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h