Por Lúcio Castellano
Evento acontece no dia 20 de outubro, dentro da programação da 4ª ExpoCigra, e terá ênfase no setor sucroenergético
Grandes grupos como Coruripe, Delta, Algar e Balbo, além de empresas como VLI, Scala Laticínios e Vale já confirmaram presença na Rodada de Negócios Multissetorial e Setor Sucroenergético, que acontece no dia 20 de outubro, das 9h às 19h, no Parque Fernando Costa. O evento, com todas as atividades abertas ao público, integra a programação da 4ª ExpoCigra, que será realizada de 20 a 22 de outubro, das 14h às 22h, no mesmo local.
Realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Rodada tem como objetivo promover o intercâmbio entre empresas de diversos setores, possibilitando a apresentação de produtos e serviços de maneira objetiva e eficaz. Segundo o gerente da regional Triângulo do Sebrae Minas, William Rodrigues de Brito, o intuito é promover um ambiente favorável à criação de novos negócios. “Reuniremos em um mesmo espaço empresários que demandam e ofertam produtos e serviços complementares. Ao todo, serão 30 empresas âncoras, 12 usinas e 180 ofertantes”, destaca.
Após a realização da Rodada de Negócios, acontece no dia 21 de outubro, das 18h às 22h, o Seminário de Internacionalização. O evento, também promovido pelo Sebrae, visa aumentar o entendimento da comunidade empresarial e acadêmica sobre os benefícios gerados por programas de cooperação internacional.
Já no dia 22 de outubro será realizada a Mostra de Projetos Sebraetec - programa do Sebrae que oferece aos empresários serviços de inovação customizados e especializados; um Startup Talks com Renato Mendes, da Net Shoes – apontado como maior e-commerce de artigos esportivos do mundo, com atuação no Brasil, Argentina e México –, e a assinatura do Termo de Cooperação do Ecossistema de Inovação de Uberaba.
Programação
20/10
9h às 19h - Rodada de Negócios Multissetorial e Setor Sucroenergético
21/10
18h às 22h - Seminário de Internacionalização
18h: Café de boas vindas
18h30 às 19h15 – Palestra: Competitividade e Internacionalização das pequenas e médias empresas brasileiras, com foco na América Latina e nos países emergentes.
Palestrante: Alberto Pfeifer - Sócio-gerente da latinUS consultoria em assuntos corporativos globais e geopolítica. Membro do conselho de Comércio Exterior (Coscex) da Federação das indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
19h15 às 20h05 - Palestra: A Europa e o processo de internacionalização influenciados pela saída do Reino Unido da Zona do Euro.
Palestrante: Marcone Siqueira - Formado em Relações Internacionais, pós-graduado em Gestão de Projetos pela FGV e Especialista em Modelagem Estratégica de Negócios pela Universidade de Lausanne na Suíça. Desde abril de 2014 atua como Gerente de Investimentos para o Governo Britânico no Brasil.
20h05 às 20h50 - Palestra: Oportunidades e Desafios do Brasil para a Internacionalização.
Palestrante: Johann Schneider - Formado em Administração de Turismo, École Superieure de Tourisme, Paris, França. Diretor fundador da Schneider & associados Consultores Ltda. especializada em marketing estratégico, negócios internacionais e comércio exterior.
20h50 às 21h30 - Casos de sucesso: Eletric Ink - empresa fundada em Uberaba por tatuadores, especializada em desenvolver, fabricar e comercializar equipamentos e tintas para tatuagem em todo o mundo.
22/10
14h às 17h: Mostra de projetos Sebraetec
16h: Case de Sucesso: Net Shoes – Renato Mendes
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Triângulo