Se você quer fazer sucesso, não há outro caminho, tem que ralar mesmo. Hoje é tudo na base da tecnologia, ninguém consegue enganar por muito tempo, o google mostra para todo mundo, então você tem que trabalhar melhor esse marketing on line.

O guru Jack Welch inventou o que ele chamou de Lei Jack Welch ou Lei 20/70/10. Essa lei diz que em basicamente todas as empresas existem 20% de pessoas inovadoras ou líderes, 70% de "carregadores de piano", isto é, àqueles que executam ordens e 10% são medíocres.

Segundo Jack, tem gente medíocre na sua empresa sim. Resta saber quem são essas pessoas e o que fazer para mudar esse quadro.

A verdade é que no mundo dos negócios, se você tem uma boa idéia e não consegue vender essa sua idéia para ninguém, me perdoe, você não teve idéia nenhuma. Os livros "Empresas feitas para durar" e "Empresas feitas para vencer" de Jim Collins e Jerry Porras nos mostram que as empresas que alcançam a longevidade não são aquelas, cujo foco principal é o lucro ou o caixa. Estas empresas alcançam idade avançada e com grande sucesso e ainda lideram o mercado porque tem valores, princípios fortes e crenças.

Quanto mais vivemos, mais aprendemos. Uma vida só é muito pouco para aprender tudo o que precisamos...

Até o ano 2000 todos os MBAs de Harvard, um curso de mais de 100 anos, iam para grandes empresas, grandes corporações. Após o ano 2000, a média é de 50% de alunos que são contratados por pequenas e médias empresas. O mercado migrou. Visão de futuro: Todo mundo fala da China, o grande canteiro de obras do mundo. É verdade, o progresso está lá mesmo... Uma economia que cresce num assustador patamar acima de 10% ao ano. Mas não se pode esquecer que a China tem terra. Mas não tem água, assim como a Austrália e outros.

A bola da vez sempre será o Brasil. Resta saber se isso, no dia de amanhã, vai significar progresso ou guerra.

O país só será primeiro mundo através da educação com pessoas motivadas e competentes que façam à mudança, seja nos escalões de governo seja no mundo empresarial.

A pergunta que fica é: Como você está trabalhando a estratégia de sua empresa, do seu negócio, de sua profissão? Lembre-se que o caixa e o lucro são importantes, mas se vierem numa empresa sem valores, sem princípios fortes e sem crenças, a situação será de fragilidade, com um carimbo de tempo de validade.

Gilclér Regina é consultor de vendas, motivação, gestão e recursos humanos há 20 anos

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.