Realizado no final de março, no Hotel Santíssimo, na cidade de Tiradentes, o 7º Encontro de Presidentes das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais foi uma oportunidade de reunir as lideranças das CDLs mineiras para discutir a melhor forma de desenvolver o modelo de negócio sustentável para o sucesso do movimento lojista no estado.
“Com a missão de contribuir para a organização e aperfeiçoamento contínuo das suas federadas, a FCDL-MG acredita no significado do diálogo com seus dirigentes a fim de prepará-los para acompanharem o dinamismo do mercado e orientá-los quanto as melhores práticas de gestão de entidades”, observou o presidente da CDL Uberaba, Miguel Faria, ao retornar do evento. Foi acompanhado pela advogada Cleonilda Santos Ferreira (OAB Minas Gerais). O movimento lojista uberabense também esteve representado pelo diretor da FCDL- MG Fulvio Ferreira.
Ainda de acordo com Miguel Faria, o tema central do encontro foi Novos Rumos: Repensando o Modelo de Negócio. “Durante três dias, fizemos uma reflexão sobre as principais mudanças e as reais oportunidades que o varejo vem enfrentando nos últimos anos”, diz, ao destacar que estiveram presentes representantes de cerca de cem CDLs mineiras. “Ficou evidente a importância de se trabalhar em conjunto e que os lojistas precisam estar muito atentos para as novas mudanças, especialmente num ano atípico como 2014, com a realização de eleições e da Copa do Mundo”, disse.
O encontro foi aberto oficialmente pelo presidente da FCDL, José César da Costa, que deu boas vindas a todos os presentes e de modo especial aos presidentes das CDL's mineiras. Na sequência, palestra magna com o jornalista Bob Faria. No segundo dia, Assembleia da Federação quando vários assuntos foram apresentados, discutidos, debatidos e aprovados. Depois, os palestrantes Valternômem Coelho dos Santos e Marco Túlio Zanini falaram sobre o tema Mudar ou mudar.
No terceiro e último dia, o consultor Paulo César Ferreira dirigiu o workshop Liderança com resultados. E, encerrando os trabalhos formais, Gernot Müller Júnior apresentou a palestra Que futuro você deseja para a CDL? Logo após, José César encerrou os trabalhos.