Por Lúcio Castellano, com informações da CNDL/SPC Brasil
Em agosto houve queda de 1,5% no número de inadimplentes, conforme informações da CNDL e SPC Brasil

Um resultado “muito importante” para o comércio. Avaliação é do presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Angelo Crema, ao comentar levantamento que aponta que o total de inadimplentes no Brasil diminuiu em agosto deste ano em comparação ao mesmo período de 2019. De acordo com a pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil, o número de pessoas com contas em atraso teve queda de 1,5%.
O consumidor brasileiro, cada vez mais, opta pela pontualidade no pagamento de suas contas e mantendo sob controle suas dívidas. “É resultado da queda dos juros. Hoje o Brasil pratica uma das menores taxas que se tem notícia. É mais dinheiro em circulação na praça e, em especial, no comércio”, diz.
Crema observa que, antes do início da pandemia, o PIB (Produto Interno Bruto) apontava para crescimento “muito bom”. Com a Covid-19, acabou sofrendo forte baque. No entanto, diz acreditar que no fechamento do ano, o indicador chegue próximo de 0%, diante da expectativa da crescente recuperação de vendas do varejo.
De outra parte, o líder classista tem sugerido aos associados da entidade que, para a retomada dos negócios no “novo normal”, busquem consultoria do Sebrae, nas áreas administrativa, financeira e Marketing,
Ainda de acordo com o apurado pela CNDL e pelo SPC Brasil, o grupo de consumidores negativados com maior incidência está na faixa etária de 30 a 39 anos (24,8%), sendo em sua maioria mulheres (50,5%).O número de empresas inadimplentes do Brasil teve queda de -4,8% em agosto de 2020 em relação ao mesmo período em 2019.