Por Lúcio Castellano

O Dia das Mães é a data que mais vende depois do Natal. E agora, com os problemas gerados para o comércio pelo coronavírus, preparar-se para impulsionar as vendas no período é mais do que necessário para, pelo menos, manter a receita do estabelecimento. 

Para o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Angelo Crema, “a expectativa de vendas, infelizmente, é negativa”.

CREMA EM ENTREVISTA À TV INTEGRAÇÃO: PROJEÇÕES PARA DIA DAS MÃES

Em seguida, ele informou: “Nós começamos a negociar junto ao Comitê de Enfrentamento da Covid-19 autorização para o comércio abrir no sábado, dia 9, véspera do dia Das Mães, das 9h às 17h, porque entendemos que vai haver um crescimento nas vendas, pois muitos consumidores vão querer comprar o presente para sua mãe”. O comércio uberabense segue o decreto municipal, ou seja, abre de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.

Segundo pesquisa da BEUP para análise e insights da Globo 2020, divulgada pelo Sebrae, o isolamento tornou a data mais importante para a maioria das pessoas, o que pode ser traduzido em vendas. Afinal, 69% das pessoas vão comemorar a data e, nesse público, 85% vai presentear a mãe.

Quanto à intenção de compras das pessoas para este Dia das Mães os destaques ficam para perfumes, roupas, chocolates e doces, flores e acessórios. Então, mesmo com as medidas de proteção e isolamento, adaptar o negócio às mudanças e aos novos hábitos de consumo é fundamental. E independentemente do seu ramo de atuação, diferenciar-se neste momento é fundamental para que sua ação tenha sucesso.

Em relação às dicas para vender mais, o lojista deve planejar as finanças, buscar alternativas de divulgação, oferecer promoções, fazer parcerias, adotar o vale-presente, procurar sempre melhorar sua operação, escutar seu cliente, treinar sua equipe e acompanhar a concorrência.

Com barreiras de acesso aos consumidores, o comércio teve flexibilização em seu funcionamento. Nem todas as lojas estão abertas. Contudo, disse Crema, “já melhorou um pouco o ânimo dos comerciantes e dos comerciários”.

Nesta segunda semana de volta às atividades, ainda não dá para mensurar como será o movimento pelo Dia das Mães. “Estimamos que o resultado vai ser negativo, muito negativo, em relação aos últimos tempos. O comércio nunca enfrentou uma situação tão grave nesse momento que não é diferente no mundo inteiro”, acentua Crema, ao recomendar ao comerciante reinventar seu negócio, através das redes sociais e com aplicativo.

Quanto a funcionar nesta sexta-feira, feriado de 1º de Maio – Dia do Trabalhador, o comércio em geral pode funcionar, observando-se negociações através da Medida Provisória 927, em caráter facultativo em jornada de seis ou oito horas. No entanto, a adesão poderá ser pequena.


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