O Fale Conosco da Diretoria de Gestão do Atendimento ao Público da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) acaba de atingir a marca de 200 mil mensagens recebidas de contribuintes que apresentaram dúvidas sobre os diversos serviços prestados, além de críticas e sugestões.

Colocado  à disposição dos contribuintes em outubro de 2007 no Portal da Secretaria, o Fale Conosco recebe e responde mensalmente mais de quatro mil consultas de contribuintes, contabilistas e escritórios de contabilidade, empresas de consultoria, escritórios de advocacia, professores e estudantes. O prazo para resposta aos interessados é de até 48 horas.

Com o objetivo de verificar o índice de satisfação dos usuários do serviço, a equipe do Fale Conosco realizou uma pesquisa que apontou que 80% das mensagens respondidas receberam o conceito ótimo e bom.

DEMANDAS - Para a gerente da Divisão de Atendimento e Orientação, Jane Soares de Freitas, 64% das consultas feitas ao Fale Conosco da SEF são provenientes de representantes e profissionais de contabilidade, seguidas de 25,53% de profissionais de áreas contábeis de empresas privadas.

Segundo ela, as maiores demandas dos usuários são relativas à legislação tributária, como ICMS, IPVA, ITCD e taxas, seguidas por esclarecimentos sobre Nota Fiscal Eletrônica, escrituração fiscal, documentos de arrecadação, declarações, demonstrativos e cadastros.

Outra demanda significativa no  atendimento são esclarecimentos a respeito de restituição e reconhecimento de isenção de tributos.

Qualquer cidadão pode acessar facilmente o Fale Conosco da  SEF: www.fazenda.mg.gov.br e solicitar a informação. As mensagens são respondidas em até dois dias úteis.

Fonte: “Minas Gerais”

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