Por Lúcio Castellano
Em sua segunda edição, proposta do Seminário de Executivos das CDLs Mineiras foi promover o alinhamento de informações e boas práticas relacionadas ao movimento lojista. A CDL Uberaba esteve representada pelo gerente Executivo, Iovaldo Basílio
Com o tema ‘Dialogo. Cooperação. Resultados’, a FCDL-MG promoveu nesta quinta (21) o Seminário de Executivos das CDLs Mineiras. O evento, em sua segunda edição, foi idealizado para atender às necessidades desse profissional, que em sua maioria, possui informação, mas precisa de estratégias e instruções aplicáveis em cada área específica da entidade (comercial e marketing, jurídica, financeira, comunicação).
Segundo o gerente Executivo da CDL Uberaba, Iovaldo Basílio, que representou a entidade no evento, o encontro de executivos é uma troca de experiências. "Cada cidade tem suas peculiaridades, mas sempre aprendemos muito e ensinamos pouco", diz ele.
Na abertura do evento, o presidente da FCDL-MG, José César da Costa, destacou a importância do encontro que traz uma metodologia diferenciada de trabalho baseada na troca efetiva de informações e boas práticas para o dia a dia das entidades. “Nossa proposta como o próprio nome do encontro sugere, é dialogar para desenvolver e aperfeiçoar projetos que gerem resultados positivos e rentáveis para as CDLs mineiras. Se no ano passado o evento trabalhou questões relativas ao planejamento estratégico, neste ano, a proposta é trabalhar o setor comercial junto aos executivos”, destacou o dirigente lojista.
José César também lamentou junto aos participantes a perda recente do 1º vice-presidente da FCDL-MG e presidente da CDL Juiz de Fora, Vandir Domingos da Silva, dedicando 30 segundos de silêncio como forma de refletir sobre o ocorrido e prestar uma homenagem.
Após uma apresentação de cada participante, o vice-presidente administrativo financeiro da FCDL-MG, Marco Antônio de Oliveira, e o consultor em Gestão de Pessoas, Marciliano Coelho, deram início ao workshop “Construindo Estratégias Comerciais”. Ao longo de toda manhã, os executivos trabalharam por meio de dinâmicas e reflexões, assuntos como o posicionamento estratégico e gestão de vendas, perfil das vendas consultivas e vendas sistêmicas.
À tarde foi a vez dos parceiros da FCDL-MG apresentarem seus produtos e serviços desenvolvidos para a comercialização e melhoria de receita das CDLs mineiras. Entre as instituições que integram o portfólio da Federação com produtos e serviços exclusivos estão o Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG), Mongeral Aegon, Prevquali, Chart e jornal O Tempo.
De acordo com o gerente executivo da CDL Monte Carmelo, Luiz Cláudio Borges, o seminário foi muito proveitoso: “vou levar à Diretoria para implantação dos produtos e serviços apresentados. Parabéns à Federação e toda sua equipe”, destacou.
“O evento foi sensacional. Sugiro mais tempo para intercâmbio e troca de experiências entre os participantes”, acrescentou o gerente comercial da CDL São del Rei, Dayvison Alessandro Costa.
Calendário - Além deste, haverá outros encontros ao longo de 2014. É que eles serão divididos em módulos a fim de possibilitar aos participantes noções de como aplicar o conhecimento adquirido em diversas áreas da entidade. Por isso, a programação é sempre cuidadosamente elaborada para que possa suscitar questões que estejam coerentes com as principais demandas dos executivos de todo o Estado.
Fonte: Portal FCDL-MG, com adaptações