Varejo pede ao Governo Federal que os feriados de 2015 sejam transferidos para segundas-feiras Documento destaca que o prejuízo do comércio do estado pode ultrapassar R$ 880 milhões
Com o intuito de diminuir os prejuízos dos lojistas, em decorrência dos diversos feriados de 2015, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS enviou uma carta à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro Aloísio Mercadante para mudar as folgas para segundas-feiras. Assinada pelo presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, o documento destaca que o prejuízo do comércio do estado pode ultrapassar R$ 880 milhões.
- O objetivo é diminuir as perdas e, assim, manter a economia gaúcha dentro da razoabilidade no atual cenário econômico. Os feriados em sexta-feira, por exemplo, são ainda piores, pois abrir o comércio apenas no sábado é prejuízo anunciado, além de prejudicar o mesmo de extensão de feriado para os comerciários - afirma Vitor Augusto Koch.
A ideia da entidade é reeditar iniciativa presidencial implementada na segunda metade da década de 1980, quando os feriados nacionais que ocorriam em dias da semana eram automaticamente transferidos para a segunda-feira, com exceção do Natal e Confraternização Universal.
Sobre a FCDL-RS
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS, fundada em julho de 1972, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo o desenvolvimento do setor varejista gaúcho, amparando e defendendo os interesses dos seus associados, através de uma agenda estratégica focada em tornar o setor referência mundial até o ano de 2017. Gestora Estadual do SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, criado há 57 anos por lojistas, é hoje referência Estadual e Nacional em informação de crédito de consumidores inadimplentes, dados e indicadores de inadimplência e análise de risco nas vendas a prazo no varejo.
Fonte: Play Press/CNDL