Presidentes de federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs), se reuniram de 22 a 24 de junho, em Natal (RN). O presidente da CDL, equiparada a FCDL do Distrito Federal, Geraldo Araújo, representou os lojistas de Brasília. Minas Gerais esteve representada pelo presidente José César da Costa.
Os presidentes das federações, debateram entre outros assuntos, o fortalecimento do Movimento Lojista, assistiram palestra com o diretor da área de Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, Adilson Anísio, e conheceram o local onde será realizada a Convenção Nacional Lojista, de 14 a 16 de novembro.
Documento - Ao final do encontro, os presidentes assinaram a “Carta de Natal”, com reivindicações do Movimento Lojista para o governo federal, que inclui entre outras questões, o ponto eletrônico para as empresas, a multa extra de 10% do FGTS, o alívio fiscal às micro e pequenas empresas, o acesso ao crédito e a redução da jornada de trabalho.
Geraldo ressaltou o comprometimento dos presidentes de federações com as causas do Movimento Lojista. “A expressiva participação no encontro, mostra o engajamento de todos na defesa do varejo nacional”, diz.
Uma das maiores dificuldades das micros e pequenas empresas ainda é conseguir crédito. “Apresentamos essa questão ao representante do Banco do Brasil no encontro. Queremos melhor acesso às linhas de crédito dos bancos”, conclui o representante do Distrito Federal.
Fonte: Site CDL/FCDL Brasília, com adaptações