Por Lúcio Castellano

Para CDL Uberaba, o impacto “extremamente negativo” será o Carnaval colado ao aniversário da cidade; entidade defende nova discussão sobre o feriado de 20 de novembro

A classe empresarial quer e precisa trabalhar. O alerta tem sido propagado, em nível nacional, pelo Movimento Lojista, através das CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas), espalhadas por todas as unidades da Federação. Posição leva em conta, em especial, que, este ano, terá mais feriados em dias úteis do que anos anteriores. O presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, citou, por exemplo, o feriado em dose dupla na cidade, ou seja, aniversário do município colado ao Carnaval. “O calendário de feriados para 2017 vem com grande impacto direto para as áreas que produzem. Alguns segmentos vão se aproveitar, dentre eles, lazer, postos de combustíveis, bares e restaurantes e supermercados”, diz.

“Como todos sabem as empresas, sejam de que porte ou de que segmento for,  inclusive os profissionais liberais  e  MEI (Micro Empreendedores Individuais)  são os geradores de receitas,  empregos,  impostos e que  fazem  a  economia  girar.  Temos centenas de  motivos  para  justificar  a  extrema necessidade do setor produtivo trabalhar  e  tentar tirar o país desse “buraco” , principalmente na  situação econômica  que nos encontramos agora  e  que não se resolverá a curto prazo”, comentou o dirigente lojista.

Fúlvio Ferreira alertou que os feriados serão apenas uma das dificuldades para o setor produtivo, em 2017, numa referência ao que pode se esperar da economia no período. Enumerou a quantidade de feriados ou dias facultativos em Uberaba, com a possibilidade de em muitos casos emendar dias, repartições públicas fecharem, comércio ficar vazio, enfim  prejuízo para os segmentos  produtivos. “Para a CDL, por exemplo, o feriado municipal de 20 de novembro precisa, obrigatoriamente, ser revisto, a partir de um novo debate”, diz ele, ao reconhecer a importância do assunto. O outro feriado que vem impactar de forma “extremamente negativa”, segundo ele, é o Carnaval na última semana de fevereiro. “Nós temos Carnaval segunda e terça. Quarta-feira de Cinzas, praticamente morta. E, na quinta, aniversário de Uberaba. Ou seja, para quem tem condições de viajar e passear, vai ser um prato cheio. Para o setor produtivo, extremamente malvado”, exortou.

Uma alternativa excepcional para o setor produtivo e para as áreas de lazer e turismo seria a migração de todos os feriados para as segundas-feiras, salvo raras exceções. Além disso, Fúlvio Ferreira defendeu que seja revisto o excesso de feriados. “O mundo inteiro está produzindo e gerando riquezas. O Brasil, ao contrário, andando para trás”, completou.

O CALENDÁRIO 2017

1º/janeiro(domingo) Dia Internacional da Paz

27/fevereiro (segunda)  Dia do Comerciário

28/fevereiro(terça)  Carnaval

02/março (quinta) Aniversário de Uberaba

14/abril (sexta) Paixão de Cristo

21/abril(sexta) Tiradentes

1º/maio(segunda) Dia do Trabalho

15/junho(quinta) Corpus Christi

15/Agosto(terça) N.Sra. Abadia, padroeira de Uberaba

07/setembro(quinta) Independência do Brasil

12/outubro (quinta) N.Sra. Aparecida

02/novembro(quinta) Finados

15/novembro(quarta) Proclamação da República

20/novembro(segunda) Consciência Negra

25/dezembro(segunda) Natal

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.