Por Lúcio Castellano

O filme em longa-metragem #ninfabebe (#babynymph) foi premiado durante o Festival Best Film Awards IFF que aconteceu entre os dias 13 a 15 de janeiro deste ano na cidade de Cluj Napoca na Romênia. Ele foi premiado em 1º lugar na categoria de MELHOR EDIÇÃO, 2º lugar na categoria MELHOR FILME DE ESTUDANTE (pois o filme se apresenta como desdobramento do Doutorado em Artes Visuais realizado na UNICAMP pelo diretor do filme, Aldo Pedrosa) e em 3º lugar como MELHOR DIREÇÃO. O resultado da premiação foi divulgado no dia 23 de janeiro.

Produzido integralmente na cidade de Uberaba, mediante aprovação em primeiro lugar na primeira edição do Edital do Fundo Municipal de Cultura promovido pela Fundação Cultural de Uberaba, #ninfabebe, foi o único representante latino americano selecionado para o evento e disputou premiações com produções dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Rússia, Itália, Paquistão e Sérvia.

Site do Festival com resultado: https://www.best-film-awards.com/winter-2017-winners

#ninfabebe conta a estória de duas adolescentes que se organizam para passar um final de semana sozinhas em casa, na ausência de seus pais. Utilizando um aplicativo de telefone celular que mescla a gravação de imagens captadas ao vivo com a interação com outros apps, ambas registram todos os momentos desta festa particular, regada à música alta, bebidas e chats na internet. No decorrer da primeira noite um estranho junta-se a elas e então tudo se complica terrivelmente. A partir do estilo mokumentary/found footage e dos gêneros drama/suspense/terror, o longa acompanha o ponto de vista de vários personagens e propõe uma crítica ao voyeurismo e ao exibicionismo exacerbados na internet - objetivando, neste ínterim, uma reflexão psico-sócio-educacional contemporânea.

O diretor do filme, Aldo Pedrosa, é doutorando em Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas / SP (UNICAMP), Mestre em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia / MG (UFU), Especialista em Psicopedagia Institucional pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro / RJ (UCB) e Graduado em Artes Visuais pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba / MG (CESUBE). Professor de artes no IFTM Campus Uberaba e Coordenador Regional na área de Arte, Cultura, Esporte e Lazer, na Reitoria do IFTM. Foi também co-criador do Curso de Cinema Digital do SESI - Centro de Cultura José Maria Barra. Realiza obras poéticas nas áreas de cinema, videoarte e arte digital. Produziu premiados curtas-metragens e trabalhos artísticos. Destaca-se a trilogia EFEMERIDADE, LÁGRIMAS DA PIETÁ e SAUDADE, FINITUDE, que receberam os prêmios Melhor Vídeo no ‘Festival Nacional do Minuto Brasil’ em 2012, Melhor Produção Regional e Prêmio do Júri Popular na 'II Mostra SESI de Cinema de Uberaba’ em 2011 e Melhor Filme e Melhor Fotografia na ‘I Mostra UFTM de Cinema Digital’. A videoarte OLHO MÁGICO foi exibida em diversos locais do Brasil e do mundo, com destaque à exposição 'En quête du lieu - Espaces Traversés', em Paris em 2012. Atuou como Assistente de Direção e Coordenador da Equipe de Suporte à Produção na cidade de Uberaba para o filme CHICO XAVIER de Daniel Filho, em 2008 e 2009, e coordenou o casting em Uberaba para o filme À BEIRA DO CAMINHO de Breno Silveira, em 2009. Recentemente lançou o seu primeiro filme em longa-metragem, #ninfabebê, que tem conquistado alguns prêmios e recebeu críticas muito positivas.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.