Um espaço destinado à convergência, debates e difusão de ideias comuns aos interesses e políticas das Micro e Pequenas Empresas Mineiras. Este é um dos objetivos do Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FOPEMIMPE). Na tarde desta segunda-feira, 02, cerca de 25 representantes das entidades participantes do fórum, estiveram reunidos na sede da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), na capital mineira, para dar continuidade às discussões em andamento.
Desta vez, a pauta abordou a apresentação dos projetos para interiorização do FOPEMIMPE, ajuste das questões administrativas e a definição dos novos coordenadores dos comitês temáticos. “Uma oportunidade para o alinhamento das ações pelas entidades que compõem este Fórum”, quem avalia é o Superintendente Estadual de Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Fernando Passalio.
Já para o gerente de relacionamento da FCDL-MG, Belchior Gonçalves Silva, a reunião desta segunda-feira reflete a importância do fórum como um espaço de troca de informações entre entidades de representação empresarial e para o desenvolvimento próprio do movimento lojista no estado.
Além de buscar parcerias que visem à melhora do quadro empresarial, o FOPEMIMPE articula e promove, em conjunto com órgãos dos governos estadual e municipal e entidades de apoio e representação das Micro e Pequenas Empresas (MPE’S), a regulação necessária ao cumprimento de todos os aspectos da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.
Conheça o FOMEMIMPE
O Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, (FOPEMIMPE) foi institucionalizado pelo Governo de Minas por meio do Decreto nº 44.853, de 02 de julho de 2008, e já vem sendo realizado há dez anos consecutivos. Desde a sua instalação o Fórum vem se constituindo em uma importante ferramenta para debates e conjugação de esforços entre o governo, órgãos de representação e o setor privado. Na prática, trata-se de um espaço no qual micro e pequenos empresários são ouvidos e podem influir nos destinos das políticas e ações governamentais de apoio ao segmento, propondo os ajustes e os aperfeiçoamentos necessários à sua plena implantação.
Atualmente, o Fórum é composto por entidades representativas empresariais, dentre elas a FCDL-MG e, ainda, Dirigentes das Micro e Pequenas Empresas, Dirigentes do Governo Federal, Estaduais e Municipais e representantes da Sociedade Civil, sendo presidido pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Todas as ações são viabilizadas por meio de Comitês Temáticos, nos quais são ouvidas as principais demandas e necessidades do empresariado.
Com informações: fopemimpe.wordpress.com
e Site da FCDL-MG