Chegar ao preço final de um produto ou serviço é uma das tarefas mais complexas dentro de uma empresa, uma vez que ele deve ser ajustado à realidade do mercado
Qualificar alunos(as) para definir preços de venda competitivos para seus negócios por meio de procedimentos técnicos e do conhecimento do mercado em que atuam. Foi com esse objetivo geral que a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) ofereceu, esta semana, gratuitamente, a seus associados, o curso “Formação de preço de venda”, ministrado pelo instrutor José Bento de Oliveira Neto.
Segundo ele, a formação do preço de venda é a maneira com a qual o comerciante, o industrial ou aquele que presta serviços fixa o seu preço. A importância disso é fundamental, expôs, ao citar aspectos como os de concorrência no mercado e que a população, de alguma forma, sempre procura preços cada vez melhores e que caibam nos seus bolsos.
“A formação é composta de alguns elementos como, por exemplo, despesa fixa, despesa variável, margem de lucro e os impostos que vão incidir sobre essa venda”, observou José Bento, ao enfatizar que o lucro é o que interessa ao empresário. Disse que o desconto é fundamental e explicou como deve ser fixado: “Normalmente temos colocado uma margem dentro do preço de venda que suporte isso. Um percentual que venha cobrir esse desconto e que dê retorno”.
O curso, que integrou a programação de cursos abertos pela CDL Uberaba, através do Ceteco (Centro de Educação Tecnológica do Comércio de Uberaba), nos meses de abril e maio, teve o propósito também de treinar profissionais e empreendedores de forma que sejam capazes de identificar e classificar os componentes de mercado responsáveis pela redução de custos, garantindo a competitividade dos preços. Com o crescimento da concorrência em diversos setores, por conta da globalização da economia, é imprescindível que o profissional saiba formar o preço de venda baseado no lucro desejado pela empresa.
Ao participar da abertura do curso, o presidente da CDL, Miguel Faria, destacou que, “hoje, o varejo trabalha com margens muito pequenas, uma carga tributária muito elevada e, por isso, precisamos estar muito atentos aos custos”. Quando o associado consegue colocar seu preço de venda na margem necessária, para ser competitivo no mercado, esse, de acordo com o dirigente lojista, é o foco na realização desse tipo de treinamento para manter empresas vendendo cada vez mais e com sustentabilidade.
Práticas administrativas
O próximo curso da CDL/Ceteco irá focalizar o tema Práticas contábeis e administrativas. Será ministrado pelo instrutor Fabio Marquez, de 26 a 28 de maio, das 19h às 22h. No conteúdo programático itens como Constituição de empresas, Regimes de tributação das empresas, Tipos de tributos, Noções de escrituração fiscal (notas fiscais de entradas, saídas, cupom fiscal), Contabilidade básica e Rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Informações complementares nos telefones (34) 3319-4403 e 3319-4409. Os cursos são realizados na sede do Ceteco, em anexo à sede da CDL, na Rua Luiz Soares, 520 – Vila Olímpica.