Por Lúcio Castellano
Com mais de 60 participantes, a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) realizou, esta semana, o curso Formação do Preço de Venda, ministrado pelo professor e administrador de empresas, José Bento Oliveira. Neto, cujo conteúdo incluiu temas como Classificação de custos fixos e variáveis, Inclusão de impostos no preço de venda, Análise de margem de lucro e Cálculo prático do preço de venda. O presidente da entidade, Angelo Crema, fez a abertura oficial do curso, na noite de terça-feira (20). O encerramento das atividades é nesta quinta-feira (22).
De acordo com o instrutor, é de suma importância que o empresário saiba como calcular o seu preço de venda. “Parece muito simples, mas envolve uma situação muitas vezes diferenciada como, por exemplo, a inclusão de impostos, além de todas as demais despesas e as margens de lucro. Em suma: o preço de venda é a vitrine da empresa no final quando vai mostrar para o mercado a sua eficiência ou a sua ineficiência”, diz. Para José Bento, a atividade proporcionada pela CDL é de extrema importância, porque também vem contribuir para a gestão do negócio empresarial.

Após destacar o grau de conhecimento do instrutor convidado, Angelo Crema disse que, nos últimos anos, a informatização mudou muito principalmente nos procedimentos junto às receitas Estadual e Federal. “A nota fiscal que nós recebemos hoje, na verdade, é apenas um xml que, primeiro, vai ao órgão arrecadador e, depois, retorna ao estabelecimento com os diversos impostos embutidos. Então, a formação de preço hoje, no comércio, não é mais como antigamente. Quando você recebia uma mercadoria, conferia a quantidade que constava do documento fiscal, multiplicava por 20%, 15% ou 5%, dependendo da margem de cada estabelecimento, e fixava o preço de venda. Agora, temos que analisar todos os impostos (IPI, ICMS, Diferença de ICMS), além do custo de transporte, aluguel, energia, comissão de venda, salário, hora extra etc...”, completou o dirigente lojista.