Ideias, tecnologias, inovação e motivação. Quatro pontos fortes que marcaram a realização da 101ª Retail’s Big Show (NRF) em Nova York, em janeiro. A CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) esteve representada por seu presidente Fúlvio Ferreira. O atendimento ao cliente, a valorização das marcas, o uso de mídias sociais e da tecnologia empregada para desenvolver o varejo foram os destaques deste ano.
NRF é uma grande associação nacional do varejo americano. E uma das suas atividades é fazer o Big Show Varejista, anualmente, sempre no mês de janeiro. “É a maior convenção internacional do comércio”, destaca Fúlvio. “E nós tivemos o prazer de estar nesse evento que reuniu varejistas do mundo inteiro”, diz.
O Brasil levou a maior delegação, com quase 1.500 pessoas. Vale destacar, também, que grandes redes do varejo estavam lá representadas. Entre elas Hertz, Riachuelo, Boticário e Magazine Luiza, através de sua presidente. Todos em busca de perspectivas para os próximos meses. “Foi uma excelente oportunidade para nós pequenos comerciantes de Uberaba e região proporcionada pela nossa Federação de CDL’s de Minas Gerais e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Imperdível evento, marcado por abordagens com o mais alto nível de informações”, avalia.
O futuro do varejo - De certa forma, confirmou-se, durante o evento, a necessidade de adoção de mecanismos básicos para a prática comercial. Fúlvio explica: “Cuidar do negócio, desde a apresentação do visual da loja, passando pela publicidade, treinamento de todas as equipes e, especialmente, do dono da empresa, além de se preocupar muito com tecnologia. Ainda que a loja ainda não esteja informatizada, não tenha meios de pagamento ou de vendas eletrônicos, mas é importante saber que o seu cliente está conectado e já chega na loja rico de informações sobre produtos e serviços. Sabe o que o concorrente tem. Quanto custa a mercadoria na concorrência. Se o cliente deu a oportunidade e foi à sua loja, dê um show . Não aceite que ele saia sem levar a mercadoria. Portanto, faça tudo para que o consumidor se sinta muito feliz com a experiência de estar e comprar na sua loja” .
Fúlvio e o presidente da FCDL-MG, José César Costa