
Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Pereira Volk, é saudada por Fúlvio
O presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, enviou, na noite dessa sexta-feira, um relato sobre o dia de trabalho da Missão Empresarial que está conhecendo o projeto de decoração natalina mais famosa do Brasil: Gramado. A Missão também conhece ouras cidades e empreendimentos.
"Graças à Deus tivemos mais um dia extremamente proveitoso.
Ainda pela manhã visitamos o maior outlet da marca Arezzo. Fomos recebidos pelo diretor Fernando e pela gerente Fabiana que, de modo extremamente gentil e informal, nos contaram a história da marca, sua trajetória e um pouco da experiência de varejo, inclusive sobre o perfil da clientela. Destaque para a loja de Novo Hamburgo que deixou um prédio de 700m2 ao lado do Shopping e partiu para uma loja com mais do dobro de tamanho, poucos funcionários porém muito bem treinados e na saída da cidade, às margens da BR caminho para a Serra Gaúcha. No mesmo prédio eles mantêm a loja, o outlet e depósito. Destaque para o espaço de convivência, café, fraldário e espaço criança.
O próximo compromisso foi no Vale dos Sinos, importante pólo calçadista. Visitamos diversas lojas varejistas, algumas de fábrica, na cidade de Igrejinha.
À entrada da cidade de Gramado visitamos parte da fábrica e a loja do Chocolate Lugano.
Já em Gramado fomos recebidos pela Secretária de Turismo da cidade, Sra. Rosa Helena Pereira Volk. Ela contou a trajetória do projeto Natal Luz que começou em 1986. De lá para cá vem se ampliando e se projetando no cenário nacional. A partir de 2001 tomou corpo ainda maior; hoje é um espetáculo magnífico. Envolve diretamente, apenas nos shows, quase 10% da população. Hotéis ficam lotados em quase todos os 76 dias de programação que deve receber, este ano, bem mais de 1 milhão de turistas. A cidade tem 30 mil habitantes.
A Prefeitura é a primeira no Brasil a ter ISO 9001. Toda a programação fica pronta em abril de cada ano e envolve a comunidade, o Poder Público e a iniciativa privada.
Gramado hoje é o terceiro destino mais desejado no Brasil e se orgulha de ter "um ano inteiro de atrações" . Programação destaca o Natal Luz, Festival de Gastronomia, Festa da Colônia, Festival de Cinema e o Festival Mundial de Publicidade entre outros.
Ainda na pauta do dia tivemos experiências sobre o varejo local. Percorremos a Rua Coberta que é repleta de lojas, bares e restaurantes muito elegantes com uma perfeita combinação de luminosidade, sombra, plantas, comércios e serviços".
Outlet é a denominação para o novo mercado de vendas a retalho (varejo), no qual os produtores e industriais vendem seus produtos directamente ao público. As lojas são abertas, tais como num shopping, e localizam-se nas saídas das grandes cidades ou regiões metropolitanas, daí o nome Outlet.