Entrevistado na manhã desta quarta-feira (5) pelo apresentador Renato Lima, no Programa "Linha Direta" (Rádio JM AM- 630, de Uberaba), o presidente da CDL, Fúlvio Ferreira, teve a oportunidade de abordar, ao vivo, nos estúdios da emissora, uma série de assuntos de grande interesse do comércio lojista uberabense. A abordagem começou com a abertura das lojas de rua, no último sábado, feriado de Primeiro de Maio, cujo resultado de acordo com o dirigente lojista foi "altamente positivo", ao destacar que quem abriu seu estabelecimento, soube aproveitar do grande fluxo de visitantes e consumidores de várias partes do país e do exterior, atraídos pela ExpoZebu e eventos paralelos. Revelou que a filial de uma grande rede de lojas de departamento conseguiu vender 250% acima da meta estabelecida para o dia.
Quanto ao Dia das Mães, a ser comemorado no próximo domingo, uma das principais datas sazonais para o setor comercial, Fúlvio lembrou que a CDL está com campanha na mídia impressa e eletrônica, além de ter distribuído aos associados cartazes alusivos à comemoração. Informou que, para o sábado, véspera do Dia das Mães, o comércio de rua está autorizado a abrir até às 19h. "Esperamos um movimento expressivo de vendas. Projetamos até um crescimento considerável em relação a igual período do ano passado", diz.
Em resposta a uma ouvinte que ligou para criticar a postura de uma loja central da cidade que teria recusado receber um cheque de outra cidade, Fúlvio observou que o lojista tem, à sua livre escolha, a venda ou não, com cheque, cartão de crédito..., porém, é necessário que a situação esteja sinalizada no interior da firma e visível ao consumidor. Ou seja, o cliente tem que receber uma informação clara e objetiva quanto aos critérios legais de recebimento, seguindo o Código do Consumidor. Destacou que o lojista tem a disposição ferramentas úteis para a aprovação de cheques, isto é, através de consulta ao SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), interligado ao sistema nacional de informações cadastrais, além de poder contar com o serviço "Garantia de Cheque", oferecido pela CDL, cujos interessados podem obter informações mais detalhadas no Departamento Comercial da entidade, fone 3319-4400.
Mais adiante e no final da entrevista, Fúlvio conclamou a todos que toda loja precisa ter equipe que dê show de vendas. "O comércio precisa funcionar motivado, com a agregação de vendas e fedelização do cliente que tem que ser bem atendido. Do contrário, a concorrência ganha", concluiu.