Presidente da CDl Uberaba, Fulvio Ferreira participou terça-feira (23), na sede da FCDL-MG (Federação das CDLs de Minas Gerais), do Encontro de Executivos. E, nesta quarta-feira, Fulvio esteve em Contagem conhecendo os produtos e serviços da CDL coirmã. O presidente da CDL Contagem e da FCDL-MG, Frank Sinatra, recepcionou o visitante, juntamente com diretores e executivos da Entidade. Na oportunidade, Fulvio apresentou o movimento Acorda Uberaba.
8º Seminário de Executivos supera expectativas e apresenta novo formato para 2016
Inovação, experiência e conhecimento foram os principais temas abordados na 8ª edição do Seminário de Executivos, promovido pela FCDL-MG.
Na última terça-feira, 23, aconteceu, na sede da Federação, mais uma edição do nosso Seminário de Executivos. Desta vez, cerca de 100 cedelistas, entre eles, executivos, presidentes e gerentes de 40 CDLs mineiras, estiveram presentes.
Na programação, que começou pela manhã e só terminou no final do dia e teve como objetivo promover o diálogo, estimular a troca de experiências e aproximar as entidades para conhecer suas realidades, um painel pós-NRF 2016 com as principais tendências do varejo para nosso negócio e palestras para potencializar o relacionamento e o atendimento das entidades com seus clientes e os associados, além de um workshop sobre planejamento de eventos.
No menu de palestrantes, o presidente do CDL Jovem, Fred Papatella; os diretores da CDL Betim, Hari Roussos e Marcus Vinicius Gonçalves; o diretor da Maio Marketing, Fred Conte Béla; o consultor, Marciliano Coelho e a consultora de eventos, Fernanda Soutto Mayor.
O presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, deu início ao evento saudando os representantes das entidades associadas que estavam presentes e agradecendo a confiança que as CDLs depositam na Federação.
O primeiro módulo foi dedicado ao repasse de conhecimento, onde os convidados Frederico Papatella – presidente da CDL Jovem BH, Hari Rousos e Marcus Vinícius – ambos diretores da CDL Betim, compartilharam com a plateia o aprendizado proporcionado pela participação deles na NRF 2016. A maior feira do varejo no mundo antecipou tendências, trouxe especialistas para debater sobre as mudanças que a conectividade traz para o comércio e mostrou como o lojista deve se preparar para acompanhar a crescente exigência dos consumidores. Segundo Frederico, o comerciário precisa entender a diferença entre as gerações dos seus clientes e precisa se adaptar a eles. “Uma pessoa que nasceu até os anos 80 não tem a familiaridade com o e-commerce que alguém que nasceu a partir dos anos 90 tem, e a empresa não pode abrir mão dessa tecnologia e muito menos desse cliente”, conta.
O depoimento de Papatella foi endossado por Hari Rousos, que completou afirmando que o lojista não deve considerar o e-commerce como um inimigo e sim como mais uma plataforma para atingir o cliente de uma maneira confortável, rápida e com baixo custo. Para Marcus Vinícius, as lojas físicas jamais deixarão de existir porque elas proporcionam algo que o meio digital não consegue: a experiência. “O contato com outra pessoa, o tom de voz, a receptividade, tudo isso transforma a loja em um ambiente incrível para o cliente. Porém, é preciso saber trabalhar esse ambiente de modo que o consumidor se sinta acolhido por ele”, explica.
Em seguida, Fred Conte Béla, diretor da Maio Marketing, apresentou maneiras de potencializar o relacionamento entre o comerciante e seus associados. Thiago Oliveira, palestrante, instrutor de treinamento para o varejo, diretor de educação da CDL Itaúna e comerciante veio logo depois e apresentou uma solução em treinamento para CDLs, lojistas e pessoas.
Parceria que transforma
Fernando Passalio, secretário-geral do Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FOPEMIMPE), apresentou a importância do órgão para as CDLs, já que o Fórum representa os interesses lojistas no âmbito político. Ou seja, é uma voz com mais força defendendo e protegendo o comércio junto aos poderes legislativo e executivo regionais.
Pode contar com a gente
Ana Paula Rodrigues, coordenadora de comunicação da FCDL-MG, apresentou para os presentes a campanha institucional “Para o que der e vier, CDL”. A campanha foi desenvolvida internamente pela equipe de comunicação da Federação e conta com peças gráficas para redes sociais, banners, outdoors, brindes e todo o suporte necessário para que as CDLs coloquem a campanha em prática. “Essa solução busca aproximar as entidades de seus associados e a comunidade além de promover a e fortalecer a marca CDL", finaliza Ana Paula.
Dicas para surpreender e fazer bem feito
“O sucesso de um evento começa dentro da gente. E ele só vai dar certo se acreditarmos nele desde o início”. Foi assim que Fernanda Soutto Mayor, diretora da Help! Consultoria de Eventos abriu sua apresentação e finalizou as palestras desta edição. Fernanda falou da importância de um evento bem planejado, dos benefícios que ele pode trazer para as entidades e deu dicas de como preparar bons eventos.
Até logo
Seguindo os conselhos de Fernanda Soutto, acreditamos no nosso Seminário de Executivos e ele foi incrível! A troca de experiências, de conhecimento, a oportunidade de ver pessoalmente muitas pessoas com as quais só falamos ao telefone, tudo isso fez com que o evento fosse imensamente enriquecedor e prazeroso. Para as próximas edições, a FCDL-MG está preparando um novo formato, uma versão itinerante, que vai movimentar e trazer ainda mais experiências para o varejo mineiro. Já estamos ansiosos!
Com informações e fotos do Portal da FCDL-MG