O presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, está otimista com os resultados da abertura do comércio de rua neste sábado, 1º de Maio, entre 9h e 15h. A entidade fez gestões junto aos sindicatos do Comércio Varejista e dos Empregados do Comércio que, através de seus presidentes, Marcelo Árabe e Pedro Rodovalho, respectivamente, firmaram o acordo histórico para o funcionamento das lojas no feriado do Dia do Trabalho. Entretanto, a adoção da medida é opcional aos comerciantes das áreas autorizadas.
Segundo Fúlvio, são diversos os fatores a serem considerados aceitação. E citou alguns: "Estamos no Século XXI e temos a obrigação de fazer diferente. E, os dois sindicatos, tanto dos empregados quanto dos patrões, também estão sensíveis à essa necessidade de fazer diferente. Dia 1º de Maio é sábado e próximo ao Dia das Mães. Isso por si só se justificaria. Mas, sábado é um dia que o lojista tanto espera para suas vendas. Temos, ainda, a grande movimentação de visitantes atraídos pela ExpoZebu e eventos paralelos. A cidade lotada de consumidores inclusive do exterior. E, de repente, encontrariam o comércio de portas fechadas. Isso é o grande motivador. Os empregados do comércio também percebem que precisam, vender mais, trabalhar mais e ganhar mais. E o comércio precisa atender melhor. É um acordo bom e todos estamos saindo ganhando. Mas quem mais ganha com tudo isso é a cidade de Uberaba".
Para ele, os principais pontos do acordo firmado entre os sindicatos: "O empregado não vai perder a sua folga que será gozada nos próximos 60 dias, dentro da necessidade dele e da empresa. O empregado que trabalhar vai ganhar o dinheiro extra, em dinheiro mesmo. E, o comércio como um todo, vai movimentar. Está de parabéns a CDL que teve essa iniciativa, bem como os sindicatos, nas pessoas dos presidentes Pedro Rodovalho que nos acolheu muito bem e foi sensível à nossa solicitação, bem como Marcelo Árabe que, também, esteve pronto a todo instante para que fosse possível costurar esse acordo que é inédito, maravilhoso e histórico".
Segundo Fúlvio Ferreira, a expectativa é de boas vendas no sábado. Porém admite: "Claro, a adesão talvez não seja de 100%, mas quem trabalhar, eu garanto, vai ganhar dinheiro, em qualquer lugar, seja no centro, seja nos corredores comerciais dos bairros".
Por outro lado, a CDL Uberaba desenvolve ação para melhor acolhida aos isitantes. Com o apoio de alguns parceiros, especialmente do Museu Chico Xavier e do filho adotivo do médium, Eurípedes Higino, fará saudação especial aos que chegam a Uberaba, com a colocação de outdoors. As placas com os dizeres: "Seja bem-vindo. O comércio de Uberaba te acollhe de braços abertos”.