Realizada quarta-feira (4), na sede da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), reunião do G-9 cuja pauta foi a transferência da presidência do Sindicato Rural para a CDL. O presidente Romeu Borges abriu os trabalhos agradecendo a presença de todos e pela oportunidade de presidir o grupo formado por nove entidades do setor produtivo uberabense.
Romeu Borges disse que aprendeu muito no exercício da função. “Face à crise de valores dos dirigentes públicos, há necessidade das entidades lançarem homens de bem, sérios e transparentes na vida pública”. Na sequência, em nome do Sindicato Rural, transmitiu o cargo à CDL.
O presidente da CDL, Miguel Faria, recebeu o cargo e falou da sua importância e do G-9. Por excesso de funções declinou do cargo e convocou o seu vice-presidente na CDL, Orlando Geraldo da Silva para assumir o G9 neste próximo semestre. Elogiou a postura e conduta do colega empossado e garantiu todo o apoio e respaldo da CDL para a condução do G-9.
No momento, além de presidente da CDL, Miguel Faria ocupa a vice-presidência da Federação das CDL’s de Minas Gerais. É conselheiro do Banco Sicoob de Uberaba também do SPC de Minas Gerais (Serviço Proteção ao Crédito).
Orlando Geraldo da Silva recebeu a incumbência e agradeceu os elogios e manifestações de apoio à sua gestão. Citou seus pais na construção do seu caráter. Fez um agradecimento especial ainda aos presentes à sua posse e, em especial, a confiança nele depositada. Da mesma forma, o presidente empossado foi grato ao companheiro Fulvio Ferreira, membro do Conselho Superior da CDL Uberaba, pela disponibilidade em secretariar o G-9 neste período da sua presidência.
Depois de se colocar à disposição de todos, Orlando Geraldo disse não ter receio deste cargo porque são nove entidades fortes e todas determinadas a realizar e zelar pelo melhor para a cidade. "Nosso partido é a cidade, nosso partido é Uberaba!", diz
Logo após, seguiram-se alguns depoimentos. Roberto Velludo lembrou da Agenda de trabalho que foi construída no passado recente e que deve ser sempre apresentada aos dirigentes. José Maria Barra, ao cumprimentar o ex-presidente Romeu Borges, disse que o líder do setor do agronegócio “foi muito dedicado e corajoso”. Luciano Veludo, como conselheiro e fundador, disse que o G-9 “vem cumprindo sua meta e se fortalecendo”. E, em nome do Instituto de Engenharia, colocou a entidade à disposição do novo presidente. “A sociedade enxerga que o G-9 tem muita força. Sugiro que alimentemos esta força”, expôs. Também de forma positiva, Marcos Resende lembrou sua trajetória no G-9. Elogiou o trabalho de Romeu. Ressaltou que o G-9 está muito bem representado. Karim Abud Mauad, como fundador, citou que o G-9 “é o braço político das entidades, para cobrar e para colaborar com a administração pública em todos os níveis”. Parabenizou o ex-presidente e desejou sucesso para Orlando Geraldo à frente do G-9.
O presidente Orlando Geraldo da Silva encerrou a reunião e convocou os membros do G9 para a próxima reunião de trabalho marcada para o dia 17 de março.
Composição - O G9 é formado pelas seguintes entidades, enquanto que a presidência do órgão segue rodízio entre elas.a: Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Associação Comercial e Industrial de Uberaba (Aciu), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sociedade de Medicina, Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineio (IEATM), Federação das Indústrias do Estadode Minas Gerais (Fiemg – Regional Vale do Rio Grande), Sindicato dos Produtores urais de Uberaba, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Uberaba) e Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra).