Por Lúcio Castellano
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberaba, lançou, no final de julho deste ano, a campanha Eu não pago propina. A iniciativa, realizada em parceria com a Câmara Municipal e entidades empresariais e de classe, visa à realização de palestras para a comunidade uberabense que propiciem a formação de opinião sobre o ato ilícito da corrupção e as mazelas sociais decorrentes.
Com o tema “Vale a pena não pagar propina”, a primeira palestra, gratuita, será ministrada pelo promotor de Justiça José Carlos Fernandes Júnior, no próximo dia 28, às 19h30, no auditório da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), na Rua Luiz Soares, 520 – Vila Olímpica. O foco é o de difundir que ser honesto é um bom negócio, além de exortar a ética e a honestidade nas relações entre os setores e privado.
A definição sobre a realização do evento ocorreu esta semana, durante encontro dos promotores de Justiça José Carlos Fernandes Júnior e Eduardo Pimentel de Figueiredo, com o gerente do Projeto e diretor da CDL Uberaba, advogado e economista Renato Vieira Maciel. Integram, ainda, o grupo de trabalho, o presidente do Sindicato Rural, Romeu Borges de Araújo Júnior; as diretoras do Sindicato dos Comerciários, Silvana Paiva e Renata Keila Pontes; o presidente Marcelo Árabe Carneiro e o diretor Thiago Árabe, do Sindicato do Comércio, e o presidente da Câmara Municipal, Luiz Humberto Dutra.
Segundo o promotor José Carlos Fernandes Júnior, o objetivo é, cada vez mais, difundir a ideia dos malefícios que a corrupção representa para toda a sociedade brasileira. E, ao mesmo tempo, estimular, junto ao setor produtivo da economia privada, o significado da competitividade, pois, conforme destacou, efetivamente, é o segmento que cria riquezas, gera impostos o que permite com que a máquina pública funcione.
“Já foi o tempo do empresário, do político e do servidor público espertos. Esses não nos interessam. O que precisamos mesmo, hoje, para alavancar de vez esse País são, efetivamente, gestores com visão voltada à competitividade e ao trabalho social para que a riqueza do país possa voltar para o seu povo”, disse. Essa campanha, então, acrescentou o promotor José Carlos Fernandes Júnior, “vem no sentido de falar que vale a pena ser honesto, ser do bem e, em suma, não vale a pena pagar propina”.
Renato Maciel, por sua vez, disse que as entidades compraram essa concepção do Ministério Público, nas pessoas dos promotores José Carlos Júnior e Eduardo Pimentel, o que resulta em ampla divulgação da iniciativa. “Nós acreditamos, também, que somente com a multiplicação é que a gente vai conseguir os resultados. Então, a Câmara Municipal, a CDL, o Sindicomércio, o Sindicomerciários e o Sindicato Rural de Uberaba divulgam para toda sociedade empresarial os benefícios da campanha”, completou.
Inscrições e informações sobre a palestra pelos fone (34) 3319-4403 e 3319-4400 e pelo www.cdluberaba.com.br/palestras