Por Lúcio Castellano

Cliente tem que ser tratado com extrema responsabilidade, diz Crema

CRÉDITO IMAGEM: CNDL



O Dia do Consumidor 2021 é celebrado nesta segunda-feira, 15 de março. A data foi criada em 1962 pelo ex-presidente norte-americano John Kennedy e começou a ganhar visibilidade no Brasil principalmente a partir de 2014.

A primeira vez que esta data foi celebrada foi em 1983, e tem vindo a ser assinalada desde então. “Esse é o dia mais importante para o comerciante que não vive sem o consumidor”, destaca o presidente da CDL Uberaba, Angelo Crema.

Cabe assinalar que a comemoração da data visa divulgar os direitos dos consumidores à sociedade civil e sublinhar as necessidades dos consumidores. Por outro lado, pretende-se mobilizar decisores políticos para a formulação de políticas públicas que tenham em vista a defesa desses direitos e um melhor funcionamento do mercado.

O Código do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, mas em vigor em março de 1991, portanto há 30 anos. A importância dessa legislação é o estabelecimento dos direitos dos consumidores a fim de evitar qualquer tipo de constrangimento ou prejuízo, melhorando o mercado de consumo e estimulando o controle de qualidade dos produtos.

Ainda sobre o Código do Consumidor, Crema observa que a referida legislação "tem sido responsável pela adoção de relações mais éticas entre comerciantes e consumidores”, que, ainda segundo ele, passa pela “oferta de produtos de mais qualidade, não enganar e tratar toda clientela com extrema responsabilidade”.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais.