Por Lúcio Castellano
A data foi criada para homenagear e estreitar relações entre o comércio e os consumidores

Nesta quarta-feira, 15 de setembro, comemora-se em todo o país, o Dia do Cliente, uma data importante para o comércio, e uma oportunidade para a empresa entender o público consumidor, que busca e compra, além de novidades, que resolvam problemas e facilitem as tarefas do dia a dia.
“Criada em 2003, no Rio Grande do Sul, como uma oportunidade para potencializar os negócios e fomentar a relação entre vendedor e comprador, a data acabou ganhando uma conotação diferente nos últimos anos, em especial depois da pandemia da Covid-19”, destaca o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Angelo Crema.
Segundo ele, a data faz com que o cliente seja ainda mais recepcionado de forma especial e com toda a atenção que sempre merece. “O consumidor é a razão de ser da existência da empresa e do vendedor”, diz.
Crema avalia que o consumidor uberabense e da região “é exigente e busca o bom atendimento”. Daí, a recomendação para que as equipes de venda estejam bem treinadas. Pontua, também, a importância de se unificar as ferramentas de comunicação da loja e, ainda, investimento nos canais de mídia.
Seis dicas para garantir uma melhor experiência para o consumidor na data e após. Confira:
1 – Monitore o que os seus clientes estão falando sobre a sua marca
Entender quais canais seus clientes utilizam com mais frequência, agilizar as interações, identificar ameaças e oportunidades, além de entender o comportamento do seu público.
2 – Invista em interação com o consumidor
Um dos recursos que vêm sendo cada vez mais utilizado é o live Commerce – recurso que permite às marcas, com auxílio da tecnologia, fazer transmissão ao vivo para demonstrar um produto ou serviço e vendê-lo.
3- Treine sua equipe
Ter uma equipe bem treinada, que saiba tirar as dúvidas dos clientes rapidamente e com conhecimento profundo do
4 – Consolide-se no meio digital
Empresas de varejo que necessitam vender mais precisam estar integradas aos grandes marketplaces.
5 – Melhore a experiência dos clientes
O cliente de hoje exige boas experiências. E investir em tecnologia, inteligência de vendas, logística e pagamentos, de forma integrada, para que o negócio prospere.
6 – Integre os canais de atendimento
O cliente quer praticidade e rápida resolução em todos os canais em que consome produtos ou serviços.