Por Lúcio Castellano 

A data foi criada para homenagear e estreitar relações entre o comércio e os consumidores

ANGELO CREMA

Nesta quarta-feira, 15 de setembro, comemora-se em todo o país, o Dia do Cliente, uma data importante para o comércio, e uma oportunidade para a empresa entender o público consumidor, que busca e compra, além de novidades, que resolvam problemas e facilitem as tarefas do dia a dia.

“Criada em 2003, no Rio Grande do Sul, como uma oportunidade para potencializar os negócios e fomentar a relação entre vendedor e comprador, a data acabou ganhando uma conotação diferente nos últimos anos, em especial depois da pandemia da Covid-19”, destaca o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Angelo Crema.

Segundo ele, a data faz com que o cliente seja ainda mais recepcionado de forma especial e com toda a atenção que sempre merece. “O consumidor é a razão de ser da existência da empresa e do vendedor”, diz.

Crema avalia que o consumidor uberabense e da região “é exigente e busca o bom atendimento”. Daí, a recomendação para que as equipes de venda estejam bem treinadas. Pontua, também, a importância de se unificar as ferramentas de comunicação da loja e, ainda, investimento nos canais de mídia.

Seis dicas para garantir uma melhor experiência para o consumidor na data e após. Confira:

1 – Monitore o que os seus clientes estão falando sobre a sua marca

Entender quais canais seus clientes utilizam com mais frequência, agilizar as interações, identificar ameaças e oportunidades, além de entender o comportamento do seu público.

2 – Invista em interação com o consumidor

Um dos recursos que vêm sendo cada vez mais utilizado é o live Commerce – recurso que permite às marcas, com auxílio da tecnologia, fazer transmissão ao vivo para demonstrar um produto ou serviço e vendê-lo.

3- Treine sua equipe

Ter uma equipe bem treinada, que saiba tirar as dúvidas dos clientes rapidamente e com conhecimento profundo do

4 – Consolide-se no meio digital

Empresas de varejo que necessitam vender mais precisam estar integradas aos grandes marketplaces.

5 – Melhore a experiência dos clientes

O cliente de hoje exige boas experiências. E investir em tecnologia, inteligência de vendas, logística e pagamentos, de forma integrada, para que o negócio prospere.

6 – Integre os canais de atendimento

O cliente quer praticidade e rápida resolução em todos os canais em que consome produtos ou serviços.


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