Pesquisa da Fecomércio MG mostra que importados trazem vantagens para consumidores e empresários

A entrada de produtos importados no mercado nacional afeta as relações comerciais. Pelo lado do consumidor, a qualidade é a principal vantagem na aquisição de uma mercadoria fabricada em outro país. Para o empresário do comércio varejista, os preços competitivos são os maiores atrativos. Isso foi constatado em uma pesquisa realizada pelas áreas de Estudos Econômicos e de Comércio Exterior da Fecomércio MG. Além dos atrativos, a pesquisa apontou que a entrada de produtos importados influencia de maneira positiva na negociação com fornecedores nacionais.

Os empresários acreditam que a principal vantagem dos produtos importados para o consumidor é a qualidade, com 48,4% das respostas. Os preços competitivos ofertados vêm na sequência, com 35,8%. Já para o empresário, a vantagem principal é justamente o preço (34,1%), seguido da garantia de oferecer mix variado aos clientes (24,7%). Mais da metade dos empresários, 55,4%, afirmaram que as negociações com fornecedores nacionais melhorou depois que eles passaram a ofertar produtos similares fabricados fora. Ainda de acordo com os empresários, há a preferência dos produtos nacionais caso estes estiverem nas mesmas condições dos importados. Essa é a opinião de 87% dos entrevistados.

De acordo com a pesquisa, 36,6% do comércio varejista da capital possuem no seu mix produtos vindos do exterior. A principal origem é a China, com 50,9% dos produtos importados. Depois da potência asiática, as mercadorias vêm dos Estados Unidos (14,7%), Itália (13,8%) e Alemanha (4,3%). Boa parte das empresas entrevistadas é dos segmentos de vestuários, 32,0%; e calçados, 21,3%. Os principais produtos vindos de fora do país são exatamente calçados e vestuário, com fatia de 25,6% e 20%, respectivamente.

Veja a pesquisa completa.

Fonte: Site Fecomércio Minas 

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