Por Lúcio Castellano

A taxa de inadimplência entre os uberabenses teve redução de (-) 14,40% entre os meses de janeiro e dezembro de 2012, segundo os dados do SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido em parceria pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba) e CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas). No mesmo período, também comparado a 2011, houve queda de (-) 20,07% no volume de cheques devolvidos.

De acordo com o presidente da CDL Uberaba, Miguel Faria, no geral, o comércio varejista uberabense registrou crescimento de vendas da ordem de 4%, pela média. O relatório do SPC assinalou outro ponto significativo do ano passado em relação ao ano anterior do aumento de 6,78% no volume de cancelamentos de registros junto ao Serviço, ou seja, mais pessoas voltaram a ser adimplentes, colocando suas contas em dia.

Alguns segmentos cresceram mais; outros, nem tanto. A diminuição nos registros, disse Miguel Faria, é motivada pela preocupação maior, hoje, das pessoas terem crédito, especialmente evitar o pagamento de juros. “Avalio como dados interessantes os percentuais apurados pelo SPC Uberaba, inclusive em relação a cheque, moeda confiável, porém, requer do lojista um cadastro para não ter prejuízo”, diz.

Miguel, por outro lado, declarou expectativa muito positiva para 2013. Segundo ele, trata-se de um ano de ajustes na economia do Brasil. Citou como pontos favoráveis a realização de eventos esportivos internacionais nos próximos anos, dentre eles, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. “A economia está estabilizada o que proporciona um fluxo melhor de crescimento. Esperamos um crescimento da economia em torno de 5% em relação a 2012”, finalizou Miguel Faria.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.