Por Lúcio Castellano

A inadimplência mantém quadro favorável junto ao comércio uberabense, de acordo com balanço divulgado nesta terça-feira pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), órgão mantido em parceria pela CDL Uberaba e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba).

"Os dados analisados asseguram resultados positivos e otimistas", observou Fúlvio Ferreira, presidente da CDL Uberaba. Para ele, os indicadores apontam para um crescente nível de confiança na economia. E acrescentou: "Os percentuais mostram que muita gente continua comprando; muitas pessoas que estavam com nomes registrados no SPC estão quitando débitos antigos. Isso significa mais maturidade na hora de comprar, isto é, maior preocupação com o nome e a importância de se ter crédito e, ainda, com uma renda um pouco melhor".

O SPC Uberaba registrou queda de - 19,52% no volume de registros recebidos (carnês em atraso) de novas inclusões no sistema, no período de janeiro a maio deste ano, comparado igual período em 2009. O registro de cheques sem fundos apresentou queda de - 22,56%, na mesma base de comparação, impulsionado, principalmente, pelo crescimento da massa salarial, que estimula as vendas à vista de pequenos valores.

Quanto às exclusões , os registros de SPC cancelados (carnês quitados e/ou renegociados) registraram redução de - 4,09%, na mesma comparação entre períodos (janeiro-maio 2010/janeiro-maio 2009). Os cancelamentos de cheques registrados tiveram elevação de + 3,76%, nos cinco primeiros meses do ano.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.