Por Lúcio Castellano
A inadimplência no comércio lojista de Uberaba recuou (-) 4,83% em agosto na comparação com igual período do ano passado. O resultado consta de relatório divulgado pelo SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba). No acumulado do ano, a queda é de (-) 20,10%.
Os indicadores de emprego e renda que seguem trajetória de expansão têm permitido que cada vez mais os consumidores quitem seus débitos. Também a restituição do imposto de renda e a inflação sob controle contribuíram para a melhora da capacidade de pagamento dos consumidores. O número de registros junto ao SPC Uberaba apresentou diminuição (-) 6,91% em agosto na comparação com julho.
Na projeção para o próximo mês, segundo o presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, em setembro a inadimplência deve cair por conta da injeção de R$ 8 bilhões na economia referente à antecipação de parte do pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas.
Os dados do SPC Uberaba mostram ainda que está havendo um aumento no cancelamento dos registros em outras comparações. Agosto diante julho, (+) 11,6% de consumidores acertaram débitos em atraso. Os cancelamentos gerados por acerto de cheques devolvidos tiveram incremento de (+) 9,89%, nos oito primeiros meses de 2010, comparativamente a janeiro/09-agosto/09. Na comparação de agosto deste ano com igual período de 2009, caiu em (-) 10,82% o número de consumidores que colocaram suas dívidas em dia.
"As pessoas estão deixando de gostar de ter cobadores nas suas portas. Ou seja, os consumidores estão procurando pagar suas contas em dia. O SPC Uberaba tem registrado isso diariamente", observou Fúlvio. Ao finalizar, ele fez uma avaliação do que espera para o período de vendas de final de ano: "O Brasileiro tem ficado muito mais otimista, especialmente nas comemorações das datas sazonais. Em Uberaba, vale destacar, tivemos crescimento de vendas em todas elas, isto é, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados etc... A exemplo do que está sendo vislumbrado em algumas das principais cidades do País, também projetamos um índice extremamemnte positivo para as vendas deste final de ano, podendo atingir um crescimento da ordem de 15% em realação a 2009. Deveremos ter o melhor Natal dos últimos dez anos".