Por Lúcio Castellano
O SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), conforme balanço divulgado nesta quarta-feira (15), aponta que a inadimplência entre os consumidores uberabenses está bem menor do que a média nacional que atinge percentual acima de 8%.
A inadimplência no comércio local no período de janeiro a maio deste ano ficou em (-) 0,75%, segundo levantamento do banco de dados do SPC Uberaba, com base no volume de pessoas tiveram o nome incluído no serviço, diante de uma diminuição de (-) 8,49% daquelas que foram excluídas do cadastro de inadimplentes, em comparação aos cinco primeiros meses de 2010. No comparativo, também o destaque para a redução de (-) 24,19% no volume de cheques devolvidos e, em especial, o aumento de (+) 109,65% nos cancelamentos desses registros.
Em maio de 2011, o índice de inclusões de inadimpência foi de (-) 6,76%. Da mesma forma, diminuiu (-) 36,26% a quantidade de cheques devolvidos por insuficiência de fundos. No entanto, os cancelamentos apresentaram quedas de (-) 4,34% e (-) 47,14%, respectivamente, na relação a maio do ano passado.
O presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, afirmou que a queda do índice mostra que os consumidores estão conseguindo pagar suas contas, e as compras realizadas no final do ano passado, além dos tributos pagos no início deste ano, já foram diluídas no orçamento das famílias. "O consumidor uberabense se mostra maduro e prudente, em especial nos pagamentos, tanto através de cheques quanto de promissórias. Depois de dificuldades no primeiro trimestre, a partir de maio, o consumidor uberabense passou a pagar suas contas praticamente em dia", diz.
Sobre as vendas para o dia namorados, segundo ele, se confirmaram como uma das melhores do ano para o comércio, quando o setor registrou incremento da ordem de 10% na comercialização de vestuário, perfumes, calçados, celulares, joias, eletroeletrônicos, flores, chocolate, entre outros produtos, observou.
Exclusão de registros - Para excluir o nome do SPC, o consumidor deve procurar o credor - loja, financeira ou banco onde está devendo -, renegociar ou pagar a dívida, que será excluído do cadastro de inadimplentes. E para saber se o nome está incluído no banco de dados, deve procurar o balcão de atendimento do SPC Uberaba. "Portanto, deve procurar diretamente o credor para fazer o acerto. De forma automática, a firma enviará os documentos requisitados pára o banco de dados do SPC, para a exclusão do nome do cliente. Aquele consumidor que, por uma razão ou por outra, está receioso de ir até a loja, pode procurar diretamente o SPC, onde será atendido pelo serviço de cobrança , que está pronto para fazer essa ponte entre o cliente que quer pagar e a empresa que tem o crédito a receber", concluiu Fúlvio.