O consumidor uberabense está conscientizado do que é gastar dentro da margem de comprometimento de renda e, assim, não arcar com juros do mercado financeiro, ao contrário do apurado em nível nacional. A afirmação é do presidente da CDL Uberaba, Miguel Faria (foto), ao anunciar que o índice de inadimplência na cidade caiu (-) 2,36%, nos primeiros cinco primeiros meses do ano, em relação a igual período de 2012, conforme balanço do SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido pela entidade em parceria com a Aciu (Associação, Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba).
“Esse desempenho aponta que, de fato, o consumidor de Uberaba tem procurado planejar sua vida financeira. É recomendável colocar tudo [receita e despesa] numa planilha e, sempre que possível, comprar à vista”, observa o dirigente lojista.
Em termos de Brasil, no acumulado de janeiro a maio de 2013, contra igual período do ano passado, a alta da taxa de inadimplência foi de (+) 7,37%, de acordo com divulgação feita esta semana pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) e o SPC Brasil. "O crescimento desta base é resultado do aumento dos custos das famílias, impactado basicamente pela inflação, que tem mostrado resistência em voltar ao patamar estabelecido pelo governo [meta central de inflação de 4,5% ao ano medida pelo IPCA]", informaram as duas entidades nacionais.
O SPC Uberaba também notou queda de (-) 16,97% no volume de cheques sem fundos registrados no órgão. Para Miguel Faria, no momento, o cheque é a moeda de troca mais viável para o comércio, ao assinalar que os bancos têm adotado critérios mais rígidos na abertura de novas contas e liberação de talonários. “Isso é muito importante. Recomendamos que o lojista faça cadastro do cliente e receba cheques com garantia real de recebimento e sem taxas administrativas”, diz.
Miguel Faria projeta um segundo semestre positivo para o varejo, ao citar o lançamento da campanha promocional “Três amores e uma paixão”, cujos kits já podem ser adquiridos antecipadamente pelos associados da CDL e da Aciu, mas que serão entregues em novembro quando, então, as seladinhas poderão ser distribuídas aos consumidores. A adesão pode ser paga em suaves parcelas. A promoção irá de novembro próximo a junho do ano que vem. A premiação inclui carro zero quilômetro, motos, televisores, tablets, bicicletas, entre outros. “Todos ganham: consumidor, lojista e vendedor”, destaca.
Dia dos Namorados – De outra parte, Miguel Faria informa que as vendas pelo Dia dos Namorados cresceram 4,5% neste ano, comemorado nesta quarta-feira, 12, na comparação com mesmo período do ano passado. “O resultado ficou dentro da margem da nossa estimativa preliminar”, diz. Alimentos e bebidas, joalheria, eletrodomésticos, eletrônicos, entretenimento, cosméticos/perfumes, calçados, moda e acessórios, floricultura, livros e revistas, artigos esportivos, telefonia móvel, e outros, foram os presentes mais comercializados pelos namorados uberabenses.