Por Lúcio Castellano – MG 04052 JP
O balanço do SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), de janeiro a novembro deste ano, em relação a igual período de 2012, é apontado como “muito positivo” pelo presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas). Segundo Miguel Faria, o volume de consultas ficou estável. O registro de inadimplentes voltou a cair. Atingiu uma redução de 33%. “É importante salientar que a população de Uberaba, cada vez mais, está mais preocupada com a inadimplência, principalmente pelas altas taxas de juros”, diz, ao recomendar que as pessoas planejem o orçamento familiar.
Outro dado interessante apurado pelo serviço que é mantido pela CDL em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), refere-se ao registro de cheques sem fundos. A queda ficou em 19,3% nas novas inclusões no SPC. “É resultado da atenção redobrada dos bancos na liberação de cheques e abertura de novas contas. Isso ajuda muito o comércio. O cheque é uma ótima moeda de troca, porém o lojista precisa ter um cadastro próprio e sempre consultar o SPC”, acentuou o dirigente lojista.
A nova retração na inadimplência pode ser atribuída, também, pelo pagamento da primeira parcela do 13º salário, geralmente usada para pagamento de compromissos, dívidas que as pessoas já deixam programadas. “Temos mais pessoas comprando. Estamos numa fase muito boa em Uberaba”, afirmou Miguel Faria, ao lembrar que as duas entidades realizam a Campanha “3 Amores & Uma Paixão”, com sorteios de uma moto por mês, além de vários prêmios instantâneos e, ao final, em junho de 2014, um Citroen C3 Okm.
“Com a inadimplência em baixa, comércio uberabense está mais ativo”, acrescentou o presidente da CDL Uberaba. Na primeira semana com as lojas de rua funcionando até 19h, o comércio já começa a sentir os primeiros sinais do Natal. “As vendas crescem e neste final de semana, as lojas de rua estão autorizadas a funcionar, no sábado, das 9h às 18h e, no domingo, entre 10h e 18h. Ao longo da próxima semana, de segunda a sexta, no horário das 9h às 21h”, informou, ao destacar a importância da convenção coletiva de trabalho firmada entre o Sindicomércio Uberaba (Sindicato do Comércio Varejista de Uberaba) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberaba, permitindo a adoção de horário especial de funcionamento do comércio.
Miguel Faria sugere que as compras sejam feitas com antecedência. “Faça a melhor escolha. Não deixe para a última hora”, diz. Mantém a previsão de crescimento nas vendas em torno de 5% em relação ao Natal de 2012. Quanto aos presentes mais procurados, citou brinquedos, confecções, produtos de ótica, joias, calçados, eletrodomésticos, bem, como a parte de informática, eletroeletrônicos, perfumes e cosméticos.