Por Lúcio Castellano
Na manhã desta sexta-feira (10), o presidente Miguel Faria foi entrevistado pelo jornalista Márcio Gennari, no Programa "Linha Aberta", da Rádio JM-AM 730, de Uberaba-MG, quando fez uma avaliação do que foi o ano de 2013 para o comércio uberabense e a expectativa para este ano
Em 2013 o volume de inclusões de inadimplentes no SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba) (SPC), foi (-) 32,29% menor que em 2012. O percentual de cheques devolvidos apresentou redução de (-) 19,18% no comparativo dos dois exercícios.
Na avaliação do presidente da CDL Uberaba, Miguel Faria, o resultado revela que o consumidor uberabense está mais consciente em relação a seus gastos. “O uberabense é bom pagador, diante do registro de menos inclusões no sistema. Muita gente tem consciência na hora de comprar e planejando antes de fechar novas compras", observou o dirigente lojista.
“A venda a prazo torna-se bem eficiente, desde que o lojista faça um cadastro bem feito, além de consultar o SPC. Quanto aos cheques, a diminuição dos registros por falta de fundos, reflete, por exemplo, a preocupação dos bancos em adotar maior rigor na abertura de contas. Da mesma forma, recomenda-se ao lojista que consulte o serviço antes do recebimento de cheques”, diz ele, ao citar que o SPC é referência em informação de crédito de consumidores inadimplentes, dados e indicadores de inadimplência e análise de risco nas vendas a prazo no varejo.
Miguel Faria disse que em 2013 o comércio de Uberaba fechou com crescimento médio de 5% nas vendas, em relação ao ano anterior. Quanto a 2014, diz ser um ano “bem atípico e de muita cautela”, diante da realização da Copa do Mundo e das eleições. “Vai ter um diferencial. É importante que o comércio esteja precavido para esses momentos”, finalizou.