Por Lúcio Castellano
A CDL esteve representada pelo presidente Angelo Crema

Nesta sexta-feira (27) foi entregue pela administração Paulo Piau a reforma da Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães e inaugurado o Geossítio Santa Rita, que é o quarto do Geopark Terra de Gigantes de Uberaba. “Esse foi um dia memorável em razão de muitas notícias de investimentos na cidade e a entrega dessas duas obras de extrema importância para a Educação e o Turismo. Quando entregamos algo tão positivo para engrandecer Uberaba, todas as dificuldades e críticas ficam para trás e fica a satisfação de estar prefeito dessa cidade”, destacou o prefeito.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes, Uberaba é uma terra de gigantes, que além das riquezas ainda tem as pessoas lembrando que os recursos para a realização do projeto foram oriundos de contrapartida de empresas como a Agronelli que destinou recursos para o Geopark, seja no Geossítio, como na Maria Fumaça recentemente inaugurada.

O projeto Geopark Uberaba, busca potencializar os valores turísticos de relevância nacional e internacional da cidade para apresentar ações realizadas à Rede Global de Geoparques da UNESCO, a fim de se tornar Patrimônio Natural da Humanidade em 2019. Existem apenas 140 Geoparques em todo o mundo.
O Geossítio Santa Rita interligará a Igreja São Domingos, Igreja Santa Rita, Biblioteca Municipal e o Mercado Municipal. Sendo um elo do turismo religioso. Além dos geossítios do Zebu, Museu Chico Xavier e o Paleontológico.
O local oferece ainda uma Geoloja de souvenirs que vai promover os artistas e o artesanato local e em breve um Café. Além disso o complexo é formado por um jardim parque que vai oferecer um circuito pedagógico e científico para as crianças e adultos que queiram conhecer um pouco mais das riquezas geológicas de Uberaba.
Fonte: Secom PMU - Jorn. Maria Cândida Sampaio. Material editado. Fotos: Marco Aurélio