Por Lúcio Castellano
Os percentuais do SPC, em Uberaba, ao longo do ano de 2010 mostraram que "o consumidor uberabense gastou mais e também se preocupou com as contas antigas uma vez que muitas pessoas acertaram débitos antigos", observa o presidente da CDL Uberaba. Segundo Fúlvio Ferreira, a entidade recomenda que vendedores e lojistas tenham cautela no momento da concessão de crédito. "É importante vender, porém, é importantíssimo receber. Por isso a importância da maturidade na hora de vender", diz.
De acordo com o balanço SPC-Uberaba, mantido em parceria pela CDL e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), a inadimplência em 2009 no município registrou queda de (-) 9,28% em relação a 2008. Em 2010, ainda conforme o SPC Uberaba, o volume de inadimplentes no mercado uberabense registrou queda de (-) 24,21%, se comparado ao ano anterior.
VANTAGEM DA CONSULTA - De outra parte, a movimentação registrada em dezembro último, nas compras de Natal, foi grande. As vendas, em alguns segmentos, ficaram acima de 10%, comparativamente ao período natalino anterior. "E acende a luz de alerta no tocante à inadimplência. Se a loja no momento da venda realizou consulta ao SPC e cruzou informações cadastrais o risco será menor. Todavia, é importante lembrar que nos primeiros meses do ano é o momento das taxas, impostos e outras contribuições se concentram neste primeiro trimestre. Aí haja dinheiro para pagar as contas do Natal, das festas, possíveis viagens e as contas administradas pelo Governo", comenta o dirigente lojista.
O relatório do SPC Uberaba, divulgado nesta quinta-feira, aponta que a inadimplência subiu (+) 15,72%, em janeiro deste ano, na comparação com igual mês de 2010. Ou seja, um ligeiro aumento no número de consumidores que foram incluídos nos registros do serviço. Ao contrário, no comparativo janeiro/11 com dezembro/10, houve uma diminuição de (-) 19,85% no volume de novos registrados como devedores naquele banco de dados.
"O lojista deve, então, cuidar do seu caixa. Se o cliente atrasou uma conta procure-o o mais rápido possível antes que outro credor o faça e tente receber/negociar. Se o cliente está nesta situação procure a loja, explique a situação e renegocie a conta", finalizou Fúlvio, ao dizer da importância da negociação entre as partes, além de afirmar que a CDL está a disposição, tanto do do cliente para intermediar uma negociação com a loja quanto da loja para realizar serviços de cobrança.