Os shoppings centers estão avançando pelo interior de Minas Gerais, comprovando a tendência de interiorização. Dos 11 empreendimentos em construção no estado, apenas três estão na capital. Os demais estão na Região Metropolitana de Belo Horizonte (Betim, Contagem, Nova Lima e Ribeirão das Neves), Sul de Minas (Pouso Alegre) e Triângulo Mineiro (Uberaba e Uberlândia).
No Brasil, apenas o estado de São Paulo tem um número maior de empreendimentos sendo erguidos (41). A Região Sudeste está na frente, ainda com Espírito Santo e Rio de Janeiro, com sete e seis novos negócios em construção, respectivamente. Apenas o Rio Grande do Sul tem números parecidos fora da Região (7).
Em 2011, os lojistas de shoppings faturaram R$104 bilhões no Brasil, 12% a mais do que 2010. Até o fim de 2011, Minas Gerais possuía 58 centros de compras e seis mil lojas que empregam juntas, cerca de 60 mil funcionários.
Além da interiorização, a estrutura de shopping centers busca a segmentação, com associações entre empresas, com investimentos, por exemplo, em outlets, estabelecimentos específicos de artigos para o lar, carros, entre outros. Esses são os chamados shoppings temáticos, e o país já possui 87 estabelecimentos nessa categoria.
Fonte: Fecomércio-MG