Por Lúcio Castellano

Calcadao3aProprietários e gerentes de estabelecimentos comerciais instalados no Calçadão da Rua Artur Machado participaram, esta semana, de reunião na sede da Textil Abril, a convite da CDL Uberaba, com a finalidade de conhecerem, detalhadamente, a proposta formulada pela Prefeitura Municipal para a revitalização do local. A implantação do Calçadão, no primeiro quarteirão da antiga Rua do Comércio, como era popularmente conhecida, ocorreu em 1994.

No dia 25 de março, a Prefeitura de Uberaba realizou uma primeira reunião com os comerciantes do primeiro quarteirão da Rua Arthur Machado para discutir a adequação urbanística do Calçadão. O encontro foi no Anfiteatro do Centro Administrativo Municipal. A adequação faz parte do projeto de Mobilidade Urbana para a cidade de Uberaba, e que prevê revitalizações e modificações nos sistemas de transporte coletivo e viário, que já foram iniciados.

Naquela oportunidade, foram apresentadas as propostas de mobilidade, levantadas pela equipe do urbanista Jaime Lerner. Como o prefeito Anderson Adauto quer uma parceria e um diálogo com os comerciantes, por intermédio da CDL, foram mostradas as ideias do projeto e também foram colhidas opiniões daqueles que atuam no Calçadão.

O projeto prevê as adequações das fachadas, arborização, iluminação, drenagem, e outros itens. Por isso, a participação de todos os comerciantes será imprescindível para as adequações do novo calçadão.

Encaminhamento - Sobre a reunião realizada na última quarta-feira (13), Fúlvio Ferreira destacou, inicialmente, a participação de representantes de lojas, entre proprietários e gerentes. “Foi apresentada a situação atual que eles (lojistas)  conhecem muito bem e apresentamos a proposta que foi feita pela equipe de Jaime Lener para a Prefeitura de Uberaba, ou seja, de como poderá ficar o Calçadão. Todos os presentes, por unanimidade, gostaram muito da nova realidade apresentada. Fizeram algumas ponderações, deram ideais e abordaram questões ligadas a higiene e segurança. Pediram, por exemplo,  que seja implantada uma guarita para o policiamento permanente do local”, diz.

Fúlvio Ferreira explica propostas para o Calçadão

Fúlvio Ferreira explica propostas para o Calçadão

Agora, de acordo com o presidente da CDL Uberaba, as conclusões do encontro serão levadas ao Poder Público. Pelo que tem ouvido do prefeito Anderson Adauto, a execução do projeto, conforme Fúlvio, é para “muito breve”, porém, observou, vai depender do andamento das obras do Projeto “Água Viva”, destinado a eliminar enchentes no centro da cidade e  que chegarão às áreas próximas ao Calçadão. Concluídas essas obras, aí sim, serão executados os serviços no Calçadão.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.