Por Lúcio Castellano
Acontece de 17 a 20 de setembro a 54 ª Convenção Nacional do Comércio Lojista na Costa de Sauípe/ BA. Uberaba participa com uma delegação de dez empresários, divididos entre presidente, diretores e associados da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). O presidente da entidade, Miguel Faria, é o anfitrião da delegação uberabense. O evento será aberto nesta quarta-feira (17), às 18h30.
A Convenção Nacional do Comércio Lojista envolve empresários de todo o território nacional e alguns países da América do Sul, e conta sempre com um grande número de lojistas inscritos em várias atividades, tais como: palestras, seminários com assuntos específicos, painéis informativos, reuniões de líderes e exposições de produtos e serviços. Paralelo a Convenção acontece o Encontro Nacional da CDL Jovem, o Encontro Nacional de Comunicação do Movimento Lojista, e o 9º Seminário Jurídico Nacional.
“Esta é a 54ª edição da Convenção Nacional e tem a finalidade de proporcionar mudanças culturais aos participantes, no sentido de promover o crescimento da classe no que concerne ao aumento do conhecimento e desenvolvimento de novos negócios, além da importância do convívio e a troca de experiências”, destaca Miguel Faria, ao assinalar a importância das discussões, também, em torno do momento político nacional e que, certamente, o futuro do país estará em pauta. “O Brasil precisa de várias transformações para que possa crescer”, observou.
Sobre as principais reivindicações do Movimento Lojista junto aos governantes que assumem no dia 1º de janeiro próximo, o dirigente lojista apontou: “A desoneração fiscal”. Disse que a carga tributária no Brasil “é altíssima”. Por isso, o País “perde muito” no mercado externo. Vê como de fundamental relevância que o governo faça uma análise do Custo Brasil. “Esperamos mais eficiência dos nossos governantes e mais profissionalismo, ou seja, políticos com conhecimento técnico”, diz.
A programação técnica da Convenção contará com palestras de Mailson da Nóbrega, sobre o Cenário econômico; Mário Ponci – Chilli Beans, um case de sucesso, e Arnaldo Jabor, Perspectivas para o Brasil. Serão focalizados, ainda, temas como Sucessão na empresa familiar, Um novo mundo digital e Transforme consumidores em pagadores.
Além de Miguel Faria, integram a delegação da CDL Uberaba os conselheiros Fakher Azor Fakhouri e Fúlvio Ferreira; os diretores Nei Lúcio de Melo Cadima, Ângelo Gabriel Crema, Lourival Ferreira da Costa e José dos Reis Ferreira, o gerente Executivo, Iovaldo Basílio, e os associados Ides Perim e Ana Lúcia Coeli Silva.