Tarde do 1º dia - 23ª Convenção Estadual do Comércio
Na parte da tarde, os participantes receberam valiosas dicas de marketing e conheceram algumas ações do governo para a Copa
Marcelo Myashita foi o primeiro palestrante da parte da tarde, trazendo para os participantes vídeos e cases de lojas e empresas que usam e abusam das ações de marketing a fim de captar e fidelizar o cliente e, consequentemente, crescer e aparecer no mercado.
Assim, o consultor e professor especialista em marketing deu grandiosas dicas de como os empresários e lojistas podem e devem mudar de postura para encantar o público. Brindes, programas de fidelidade, ações de venda e pós-venda.
“Uma coisa é cliente saber que o vendedor o acha importante, outra coisa é ele sentir que a empresa lhe dá importância”, ensinou aos participantes na palestra.
Para finalizar, o consultor reforçou que para os lojistas e empresários duas coisas são essenciais para que não haja perda de capital: “utilizem o “ciclo do cliente”, que significa denominar cada tipo de cliente de sua loja e fazer ações exclusivas para cada um deles e ofereçam o máximo de experiências aos seus consumidores, afinal, eles querem e curtem isso”, finalizou.
O responsável pelo Núcleo de Eventos e Marketing da Coordenadoria Estado da Copa do Mundo, Wagner Moacir Veloso Fonseca fechou o ciclo de palestras na sexta-feira, 23.
Substituindo o Secretário de Estado de Turismo e Esportes, Thiago Lacerda, discorreu sobre as ações, preparações e responsabilidades do governo do estado com Copa do Mundo.
No final da palestra, Wagner passou o microfone para o superintendente das microempresas e empresas de pequeno porte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio de Avelar, que falou sobre o papel de cada um dos empresários na construção em prol das MPEs.
“O caminho para o crescimento passa pelas micro e pequenas empresas”, afirmou. Depois de responder “fontes de trabalho e de renda e formadores da estrutura das cidades fomentando o turismo, agentes de mudança e responsáveis por parcela significativa das inovações e novas ideias” à pergunta sobre qual é a importância dos pequenos negócios para a economia, o superintendente finalizou sua apresentação dizendo que o dever da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em conjunto com a Superintendência das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte é “fazer de Minas Gerais um ambiente de negócios favorável para os micro e pequenos empreendedores”.
A presidente da CDL Divinolândia de Minas, Vânia Alves dos Reis Corrêa, participa pela quarta vez da Convenção e acha que o tema foi uma excelente escolha e a edição, mais uma vez, foi muito válida. “É um despertar porque está na hora de mudanças”.
Manhã do 2º dia – 23ª Convenção Estadual do Comércio Lojista
Questões tributárias das CDLs e a análise do comportamento dos clientes e vendedores para o sucesso das vendas foram assuntos abordados na manhã deste sábado
Sábado também é dia de diálogo. Moderado pela assessora jurídica da Federação, Sara Sato, o painel “Obrigações tributárias e fiscais das CDLs” abriu espaço para a conversa sobre um tema de extrema relevância para os presidentes e os gerentes executivos das CDLs presentes em mais uma edição do maior evento do comércio do estado.
Para contribuir com os conhecimentos específicos e com visões distintas sobre o assunto foram convidados o doutor em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da UFMG, Dr. Valter Lobato e a assessora jurídica da CDL de Divinópolis, Dra. Maria de Lourdes Andrade, que abriu a discussão dando uma visão geral sobre a questão tributária do terceiro setor, matéria amplamente discutida no cenário nacional e geradora da dúvida: esse setor pode ser tributado? No caso das CDLs que são entidades de classe sem fins lucrativos, qualquer atividade exercida com fins associativos ou qualquer atividade que não coloque a associação na concorrência de mercado com outras empresas, não geraria incidência de ISS ou outros tributos como PIS e COFINS. “Verificar no estatuto, conferir se o custo é compartilhado apenas com os associados e constatar se sua atividade é uma atividade associativa é papel de cada um dos responsáveis das entidades na hora de decidir pagar ou não os impostos cobrados”, deu a dica o professor.
Na segunda palestra deste sábado, 24, oferecida pela CDL de Muriaé, o especialista em Desenvolvimento Humano e Psicodinâmico em Negócios, Luiz Fernando Garcia colocou a plateia para pensar.
Que tipo de cliente o empresário tem? Que tipo de vendedor ele contrata? “Hoje é essencial que se saiba lidar com as diferentes gerações e suas competências interpessoais diferenciadas”, propõe o especialista. Existem diferentes tipos de pessoas, com personalidades distintas.
Entender como funciona a mente de cada uma delas, saber como atendê-las e o que pode se pode tirar disso tudo são maneiras inteligentes e inovadoras de obter sucesso nos negócios neste mercado atual. Durante a palestra, o especialista deixou um recado: “os clientes querem facilidade nos processos, rapidez e nada de problemas. Ao varejo só resta atendê-los prontamente em tudo isso”, afirmou.
Todas as informações apresentadas estão disponíveis em QR Code. Para acessar é só digitar o endereço abaixo no navegador do seu celular ou fotografar o QR Code abaixo com o leitor do código de barras do seu celular. Inovação dos tempos... E como muito bem colocou o especialista, “quem não experimenta, não desmistifica.”
http://m.app.vc/cogni-mgr_e_fcdl-mg
A forma de vender mudou, a forma de fidelizar clientes também mudou. O recado foi dado e tudo o que ouvi aqui é aplicável e com retorno garantido”, afirma.
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Fonte: Portal FCDL-MG