Workshop 3º dia - Mulher empreendedora - 23ª Convenção Estadual do Comércio Lojista
Mulheres empreendedoras receberam dicas para aprimorarem seu estilo e terem uma aparência adequada no ambiente de trabalho
A tarde de sábado prometia para cerca de 100 mulheres que esperavam ansiosas no salão Água Marinha, do Hotel Tauá. Elas queriam receber as dicas de consultoria de imagem corporativa da consultora de imagem e estilo, Patrícia Mara.
A palestra ensinou às expectadoras, em sua maioria empresárias, lojistas e colaboradoras das CDLs mineiras, a importância de cuidar da imagem e a transmitir a mensagem correta através da postura, comunicação e vestimenta no dia a dia de uma organização.
Falando sobre as ferramentas de autoconhecimento como estilo, tipo físico, maquiagem, unhas, cores, Patrícia beneficiou não somente as empresas, mas também os funcionários. “Uma boa imagem aliada a um bom currículo e a postura adequada trazem mais vantagem competitiva”, afirmou.
Para a lojista associada da CDL de Ipanema, Andréia Maria Rodrigues, usar tudo que foi ensinado pode ser bom no dia a dia. “Vou utilizar todas as dicas, com certeza. Para, principalmente, usar de boas maneiras e atender melhor meus clientes”, disse.
A palestra foi realmente proveitosa para aqueles que querem gerenciar sua imagem e ter um comportamento diferente no ambiente de trabalho. Para a diretora especial da FCDL-MG, Maura Mendonça, vivemos em uma sociedade que a imagem é essencial e cuidar dela é mais do que importante.
“Palestras como essas, nos fazem mudar, sair de dentro de nós mesmos e avaliar, por exemplo, se a imagem que passamos é a mesma que achamos passar”, reafirmou a umas das dicas da palestrante de sempre perguntar ao colega mais próximo de trabalho qual a imagem que realmente passamos através da nossa aparência e atitudes.
Depois de uma aula de imagem e estilo , as participantes aproveitaram, com muita elegância, o show da banda Super Tim, que encerrou mais uma edição do workshop Mulheres Empreendedoras ao som de músicas do cantor Tim Maia no repertório.
Workshops 3º dia - 23ª Convenção Estadual do Comércio Lojista
Muito além de palestras, os dois workshops do evento no Tauá foram essenciais para o diálogo e a troca de ideias acerca dos temas abordados Na tarde de sábado, além do workshop Mulheres Empreendedoras que trouxe a consultora de imagem estilo Patrícia Mara para dar dicas de vestimenta e comportamentais para o público feminino do Tauá, os participantes do maior evento do comércio lojista mineiro se dividiram entre mais dois workshops: o jurídico e o contábil.
O primeiro, moderado pela assessoria jurídica da FCDL, Sara Sato, trouxe representantes do SPC Brasil e do CESPC-MG para um bate-papo jurídico.
A gerente do Conselho Estadual do SPC Brasil, Adilza Barbosa e o superintendente do SPC Brasil, Nival Martins tiraram dúvidas e debateram questões relacionadas ao SPC, repasses, treinamentos e atendimentos das médias e pequenas CDLs, além de apresentarem novos produtos. Para Sara Sato, o workshop foi extremamente proveitoso. “Foi um bate-papo interessante, um diálogo, deixando os convencionais livres para tirar dúvidas e fazer críticas pertinentes ao assunto”, afirmou.
Já o workshop contábil, mediado pelo contador da Federação, Fábio Chaves e com convidados como o vice-presidente do SNIESCONTÁBIL–MG, o especialista em direito tributário, Roberto Rodrigues de Moraes e o contador e especialista em Gestão Financeira, Filemon Augusto de Oliveira, trouxe, mais uma vez um debate sobre as questões tributárias das CDLs mineiras, como COFINS E ISSQN, e a discussão sobre o e-Social, um dos maiores projetos do governo federal.
Para o presidente e contador da CDL de Paraopeba, Claudinei Valeriano Ribeiro, a iniciativa de trazer à tona, mais uma vez, assuntos relacionados à área contábil foi excelente. “Como presidente, digo que foi sensacional, uma vez que tocou em um assunto de difícil gestão para os presidentes das CDLs. Como contador, acredito que o diálogo acerca do tema foi extremamente proveitoso porque estávamos ouvindo profissionais qualificadíssimos”, afirmou o presidente alegando ainda que o bate-papo fluiu de uma maneira tão gostosa que nem sentiram o tempo passar. “Ficamos lá duas horas e saímos com excelentes ideias” afirmou contando que uma delas é a de criar uma estrutura contábil padrão para todas as CDLs. Para ele, os assuntos tributário e contábil não deveriam ficar de fora dos eventos voltados para as entidades.
Fonte: Portal FCDL Minas