Por Lúcio Castellano

A cada dia que passa, o Memorial do Comércio de Uberaba se enriquece fruto de doações que são feitas por colaboradores. A mais recente iniciativa partiu dos familiares do Sr. Donato Cicci, que doaram um painel com fotos e legendas de sua vida empresarial. O bem elaborado painel foi entregue pelo Sr. Dorival Cicci, filho de Donato, ao presidente do Conselho Superior da CDL Uberaba, Daniel Fabre.

Ítalo-brasileiro e uberabense de alma e coração, o Sr. Donato Cicci participou de várias iniciativas para o progresso de Uberaba. Conforme texto publicado no Jornal Lavoura e Comércio, em 04 de maio de 1999, Donato Cicci nasceu em 1891 em Pettorano Sul Gizio – Provincia de Aquilla – Itália. Faleceu em 1968. Filho do casal Salvador Cicci e Carmela Cicci. Casado com Elvira Sivieri Cicci, teve onze filhos. Sua profissão: industrial e comerciante.

Participação na comunidade – Com seus pais e uma irmã chegou ao Brasil em 1895. Em janeiro de 1911 inaugurou a primeira fábrica de móveis de Uberaba com maquinário totalmente importado. Abriu também uma loja para o comércio de móveis e ferragens especializadas para marcenaria e carpintaria, denominada “A Americana”. Em 1934, já em prédio próprio, estava localizada na Rua Artur Machado, nº 553 de hoje. Após a sua morte passou a ser denominada “Casa Donato Cicci” até 1981. Na década de 1930 manteve comércio de combustíveis (Atlantic) e de veículos (Buick). Participou de grupos de uberabenses na fundação e administração dos seguintes clubes e entidades: RED, Jockey Club, Associação Comercial e Industrial de Uberaba, Centro de Cultura Física sucedido pela Associação Esportiva e Cultural.

Aberto ao público, durante o expediente da entidade, o Memorial do Comércio de Uberaba está instalado no térreo do edifício-sede da CDL Uberaba, na Rua Luiz Soares, 520, Vila Olímpica, fone (34) 3319-4400.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.